Como diz o ditado, “dinheiro não dá em árvore”, então é fundamental o cuidado para manter e maximizar o valor do fruto do suor de cada dia. Ganha-se dinheiro trabalhando, preserva-se o valor ou maximiza-se investindo!
Especulação não é investimento, embora não seja proibido apostar com o seu próprio dinheiro no mercado financeiro! O dinheiro é seu, faça o que bem entender, mas com ciência do que está fazendo e das potenciais consequências.
Primeiramente precisamos esclarecer o que especulação no mundo do dinheiro significa.
O que é especular com dinheiro?
Especular é o movimento de comprar e vender ativos de forma independente do seu valor, apenas por uma expectativa de movimentação nos seus preços. Dito isso, todo ativo que apresenta volatilidade atrai especuladores. Ações, Bitcoin e Criptomoedas em geral são bastante voláteis e, portanto, existem muitos especuladores nesses mercados.
Agora, independente do ativo, em geral os especuladores tendem a perder dinheiro, em especial aqueles de alta frequência chamados de daytraders. Não sou eu quem estou dizendo, são as estatísticas. Uma sorte de principiante pode ser fatal nesse jogo! Enfim, essas são as pessoas que literalmente pagam do seu bolso para promoverem liquidez nos mercados em geral para os investidores! Como eu disse antes, na média traders pagam para promover liquidez para os que investem (os que costumam ganhar dinheiro no longo prazo).
Saindo um pouco das generalidades, o universo do Bitcoin e das Criptomoedas é bastante amplo. Existem projetos consistentes, com razão de existir e belos fundamentos que respaldam uma tese de investimento. Já existem outros projetos (a maioria) sem nenhuma finalidade, como as memecoins por exemplo. Nesse caso colocar dinheiro seria pura especulação.
Como compor uma boa carteira de ativos?
Uma carteira de investimentos ponderada e equilibrada deve ser composta por bons ativos e alinhada com o perfil e objetivos de cada indivíduo. Bons ativos são aqueles que tenham fundamentos para sustentar ou produzir valor. Análise puramente fundamentalista.
Assim como é preciso conhecimento para selecionar ações na bolsa de valores, é necessário conhecimento para selecionar ativos de valor no mundo Cripto. E é sempre bom manter a frieza e se manter disciplinado em sua estratégia. Periodicamente vale revisitar a sua carteira e fazer ajustes necessários, porém alta rotatividade costuma agregar custos e roubar desempenho. Vale para absolutamente qualquer tipo de investimentos.
Vender porque valorizou ou não vender porque desvalorizou costuma ser o maior erro dos investidores. O foco é no longo prazo e na sua estratégia, se valorizou, mas está dentro da sua estratégia e não tem nada melhor para comprar não tem porque vender. Assim como se desvalorizou você pode ou comprar mais se acredita naquele ativo, não fazer nada ou vender porque tem coisa melhor para comprar. Comprar na baixa e vender na alta é a formula do sucesso, porém como ninguém tem bola de cristal ficar adivinhando se está na alta ou na baixa costuma não acabar bem.
Bitcoin e Criptomoedas têm futuro?
Claro que sempre posso estar errado, mas o Bitcoin e Criptomoedas de forma geral tem um futuro brilhante, eu diria irreversível (bons ativos com fundamentos). Dado o cenário macro global e as características do Bitcoin como reserva de valor (escasso, descentralizado e líquido) esses são ativos obrigatórios em qualquer carteira de longo prazo.
O Bitcoin teve recentemente seu primeiro ETF de futuros aprovado nos EUA. Isso deu uma bombada no Bitcoin e nas Criptomoedas em geral por tabela. Esse é um marco importantíssimo, de certa forma os EUA foram destravados legalmente para o Bitcoin.
Inevitável, apenas questão de tempo para termos um ETF spot de Bitcoin e aí se segura, rios de dinheiro institucional vão fluir para o Bitcoin e não consigo nem imaginar o impacto disso no preço… O Bitcoin já se provou seguro, incensurável e irreversível, o efeito de rede praticamente lhe garante o posto e dificilmente será desbancado por qualquer outra Criptomoeda, mesmo que tenham as mesmas características que o Bitcoin. As outras exigem um conhecimento maior e riscos maiores para se tomar uma posição maior, então se você não entende desse mundo é melhor delegar para profissionais.
Na HashInvest, primeira Gestora Profissional de Criptomoedas do Brasil que completou 4 anos no último domingo com reputação ilibada, oferecemos carteiras administradas que seguem o HASH5; basicamente um índice com rebalanceamento mensal que conta com as 5 principais moedas do mercado, porém com alguns critérios técnicos e curadoria da nossa equipe de gestão. Em resumo, o HASH5 sempre terá as moedas vencedoras e captura muito bem a tendência da adoção e evolução da tecnologia como um todo, sem precisar tentar acertar o alvo exato em um mar com mais de 10 mil projetos diferentes, sendo que a maioria não existirá em alguns anos.
Mil reais investidos no HASH5 em 07/11/2017, data da nossa fundação seriam R$22.272,82 no nosso aniversário de 4 anos! No mesmo período, mil reais em Bitcoin seriam R$14.316,84.
Vem investir conosco!