Você pode estar se perguntando qual a importância de aprovarem um ETF de Bitcoin na terra do tio Sam se já temos ETF de Bitcoin aqui no Brasi?
Você pode estar se perguntando porque tenho interesse nesse ETF em particular se, pelo menos no Brasil, o ETF de Bitcoin não é o melhor veículo para se investir em Bitcoin (vale olhar os comparativos em nossas redes sociais dos fechamentos de cada mês)?
A resposta passa basicamente por tamanho de mercado.
Enquanto a nossa Bolsa tem quase nenhuma capacidade de movimentar o preço do Bitcoin no mundo, a Bolsa americana tem o maior impacto possível no sentido de trazer um fluxo gigantesco de dinheiro de outros ativos para o Bitcoin.
É um novo canal que abre as portas e dá as boas-vindas aos investidores institucionais no mais desenvolvido e imponente mercado financeiro do planeta.
Em outras palavras, a expectativa é que com a aprovação de um ou mais dos vários ETFs de Bitcoin que estão na fila de aprovação da SEC (CVM americana), devemos ver uma enxurrada de dólares migrando para o Bitcoin, que não se importando com isso seguirá com a sua oferta limitada resultando muito provavelmente em uma valorização repentina e abrupta do Bitcoin.
A segunda quinzena de outubro (sim, semana que vem) promete ser animada para esse assunto na terra do tio SAM. São vários ETFs de Bitcoin com datas limites entre a segunda quinzena de outubro e início de novembro aguardando a resposta da autarquia reguladora.
É bem verdade que a SEC já prorrogou essas datas algumas vezes no passado. Entretanto, as falas mais recentes do senhor Gary Gensler, Diretor da SEC, ao Congresso Americano que quer as plataformas de Criptomoedas registradas na SEC aumentaram muito as expectativas de uma possível aprovação dos ETFs.
Essa expectativa, em conjunto com as falas mais recentes de Jerome Powell, o todo poderoso do FED (banco central americano), de que não pretende banir o Bitcoin devem ter sido os grandes responsáveis por essa valorização que vimos no início de outubro.
Diferente do que vemos no mercado tradicional, onde as expectativas já são incorporadas na precificação dos ativos mesmo antes dos cenários acontecerem, aqui estamos diante de algo diferente. Uma valorização já ocorreu pela expectativa, porém a grande valorização deve ocorrer quando da entrada do monstruoso fluxo de dinheiro, fato este que não tem como ser antecipado! Podemos estar diante das novas máximas do Bitcoin e isso não tem nada com as velas dos gráficos!
A entrada do dinheiro institucional no mundo da Criptomoedas já vem ocorrendo e a aprovação dos ETFs de Bitcoin nada mais são do que um catalizador desse processo, um baita catalizador. Esse é um fluxo natural e inevitável, que antes não tinha data para ser catalizado e agora aparentemente tem. E se for prorrogado novamente? Nada muda para o investidor de longo prazo, apenas a incerteza das novas datas para que o fluxo de dinheiro institucional seja catalizado para o Bitcoin.
Nada de novo. As estradas seguem sendo pavimentadas e seguimos firmes e fortes na maratona. O inevitável segue inevitável. Mas vou confessar minha ansiedade em ver esse milestone (marco) ultrapassado, quem sabe na próxima HashNews…. Até lá.