De tempos em tempos tenho que usar esse espaço para te lembrar que o Bitcoin é uma maratona, não uma corrida de 100 metros.
Esse projeto não visa te colocar uns trocados no bolso para melhorar a sua ceia de Natal. A HashInvest está aqui para você mudar de vida em alguns anos.
Eu não me importo com o cara que colocou R$ 200,00 e faz login 30 vezes por dia, mas me importo muito com aquele que confiou parte de seu patrimônio a minha pessoa e confia na minha análise desse mercado.
A descoberta de preço do Bitcoin é uma jornada ao desconhecido. Não sabemos ao certo o quanto ele vale.
Em última instância Bitcoin é liberdade, e quanto vale a liberdade?
Para estatistas que acreditam que o governo sabe melhor o que é bom para você do que você mesmo, o Bitcoin vale literalmente zero.
Para aqueles que acreditam que as nações escravizaram os seus povos para financiar estilo de vida de castas privilegiadas que ganham espaço na mídia para defender férias de 60 dias, ele vale muito.
Durante esse processo de descoberta de preço, haverá volatilidade e essa volatilidade será brutal.
Estou escrevendo esse texto em 08/06, como BTC negociando por volta de USD 32 mil.
Nesse mesmo dia de 2020 ele negociava em USD 9,7 mil e há meros 5 anos ele negociava abaixo de USD 700.
Nesse mesmo período já vimos N euforias e quedas de até 90%. Normal? Sim. Fácil? Não!
Eu confesso que errei, achei que quando cruzamos a marca dos USD 1 Trilhão de capitalização de mercado que não éramos mais minúsculos e irrelevantes e que episódios como os que estamos vivendo no presente não seriam mais vistos.
Volto a argumentar um ponto de vista que defendo e que leitores mais assíduos já sabem, que investir em Bitcoin e Criptomoedas hoje é similar a investir em empresas de internet no início dos anos 2000, sendo que o Bitcoin muito provavelmente tem o seu lugar garantido no futuro.
Aos que estão com suas convicções abaladas pelo atual retraço do preço (que não é o primeiro e não será o último) peço que deem zoom out e busquem conforto nos fundamentos.
Olhe o gráfico de 2013 pra cá (note a escala logarítmica).
O que estamos vivenciando é natural desse nosso mercado, infelizmente, faz parte. Podemos ver inclusive mais sangue. Absolutamente ninguém é capaz de prever se o Bitcoin cai até 10, 12, 18k antes de voltar a subir ou se amanhã já estaremos sorridentes outra vez. Cuidado com quem diz que saber.
Se há pouco mais de 10 anos duas pizzas foram compradas por 10.000 BTC, nessa semana a primeira nação soberana do planeta anunciou que pretende legalizar o Bitcoin como uma moeda em seu país.
Nayib Bukele – Presidente de El Salvador
O que não muda é o fato de que os governos estão quebrados, que suas dívidas são impagáveis e que somente através de inflação e impressora de dinheiro é que será possível financiar os próximos anos dentro do atual sistema.
Olhando o copo meio cheio, os argumentos de sempre (válidos, pois é assim que funciona). A atual queda de preço vai devolver para o ralo os falsos entusiastas e os analistas de TikTok.
Aos que estão comigo nessa, façam estratégia de preço médio e a probabilidade de arrependimento em 2030 é mínima diante das demais probabilidades. Há 90 dias estavam todos arrependidos de não terem comprado, hoje, você está tendo sua segunda chance, desperdiça-la não é lá muito inteligente.
Tenho verdadeira convicção de que liberdade possui um valor ainda não expressado pela sua forma monetária atual, o Bitcoin.