Nosso grande especialista em dicas de planejamento financeiro pessoal é o Gerson, mas com o Rally atual, algumas pessoas próximas começam a me perguntar “se devo investir mais” ou “se agora é hora de parar”.

Sem te conhecer no detalhe não posso palpitar, mas posso ajudar você a chegar nas suas próprias conclusões, que serão únicas.

É inteligente você desalocar um investimento que cresce na média 200% ao ano em juros compostos para alocar em algo que perde valor?

Pode ser que seja. Tudo depende!

Enfim, a resposta para a hora de parar ou hora de acelerar deve ser definida pelos seus objetivos.

A questão maior aqui, que percebo entre muitos clientes investidores, é a falta de uma meta ou o que é ainda pior, a falta de compromisso com essa meta.

Se sua meta é uma casa própria, uma casa na praia, uma viagem de 90 dias ao redor do globo, dar um sítio para seus pais… Sei lá eu, cada um tem um projeto.

Faça um favor a si mesmo, quando atingir a grana necessária para seu objetivo, realize seu objetivo. Resista à tentação de ser um escravo de um número na tela do computador.

“Ain… Mais o carro vai desvalorizar…”

“Ain… Se ao invés de comprar o apartamento na praia eu tivesse mantido o Bitcoin hoje eu tava rico…”

Vá pastar!!! Vá comer capim!!!

Por óbvio que seu objetivo não pode ser gastar 100% das economias em um bem. É necessário ter um planejamento minimamente razoável. Há quem diga que sua casa própria não deva passar de 20% de seu patrimônio e sua segunda casa não deve ultrapassar outros 10%.

O que estou tentando com esse texto é deixar mais palatável todo o blá blá blá do planejamento financeiro teórico, que vem a ser um tremendo pé no saco.

Estou tentando trocar teoria de investimentos por uma análise mais leve para te ajudar a construir seu portfólio, adequando a você, não a mim nem ao seu vizinho.

Faz sentido vender HASH5 e Bitcoin para aplicar em CDB?

Não! É uma imbecilidade sem tamanho.

Muitas vezes por medo ou excesso de conservadorismo as pessoas pegam seus investimentos bons e alocam nos lugares ruins, quando deveriam estar fazendo exatamente o contrário, pegar investimentos ruins e alocar em lugares bons.

Faz sentido vender HASH5 e Bitcoin para aplicar em USD?

Pode ser que faça. Com o rally recente de quase 20x no HASH5 que alguns clientes viram de Março de 2020 para cá, pode ser razoável reestruturar o perfil de risco da sua carteira.

O mesmo vale para ações de tecnologia americanas, commodities, agro business, etc…

CDB = perda de dinheiro

Nota a diferença? No CDB é 100% garantido que você vai perder dinheiro, pagar o banco para ele guardar sua grana e garantir uma “perda fixa”. Com o USD (por exemplo), se você conseguir uma boa remuneração percentual, você está diminuindo o perfil de risco de sua carteira. São coisas bem diferentes.

Por vezes sua aposta em risco foi tão pequena que agora que ela se multiplicou por 20 é que ela se tornou parte razoável de seu portfólio.

Importante você diferenciar adequação ao perfil de risco com conservadorismo imbecil.

Nem tudo que parece conservador é.

Falando sobre risco, é necessário esclarecer que nem tudo que parece conservador é. Por exemplo, os 10% do Tesouro Direto pré, em Reais, até 2031 são significativamente mais arriscados que um bom punhado de Bitcoin dado o abismo fiscal que se aproxima.

Importantíssimo saber que “renda fixa privada” está mais perto da agiotagem que de investimento, e que no Brasil os riscos de calote da dívida são imensos, uma vez que somos o país onde dever não é crime e executar garantias é um parto de ouriço.

Ter 100% do seu dinheiro em investimento de risco é tão irresponsável quanto ter 100% do seu patrimônio em “perda fixa” denominada em Reais.

Um portfólio inteligente precisa, como primeiro ato, de um objetivo concreto e um prazo para esse objetivo se realizar (que serve de norte e não está necessariamente cravado em uma pedra).

Estabelecido o objetivo e o horizonte de prazo, entenda sua tolerância à volatilidade.

Estabeleça seus objetivos, sua tolerância à volatilidade e evite investimentos ruins.

Agora é fácil. Distribua seus investimentos em BOAS opções na proporção que fará sentido para você, de acordo com seu OBJETIVO e TOLERÂNCIA ao risco.

Aqui, tem gente que precisa vender Bitcoin e HASH5, tem gente que precisa comprar Bitcoin e HASH5. Percebem que a recomendação não é a mesma para todos? Tudo depende do ponto em cada um está de seu objetivo?

Via de regra, o grande truque aqui é evitar investimentos ruins. Investimento ruim é todo aquele que vai remunerar apenas o gerente de seu banco e que vai te dar prejuízo e atrasar a o seus objetivos sob o disfarce da “segurança”.

Não confunda investimento ruim com investimento supostamente ruim. Por vezes a alegria de estar próximo ao mar e ver seus filhos na areia vai te compensar em muito os custos de manutenção da casa na praia ao passo que o COE ou plano de previdência que o gerente te vendeu vão garantidamente ser danosos as suas finanças.

Está na hora de mais risco? Está na hora de menos risco?

A única certeza que temos é que se o seu dinheiro está parado em poupança ou renda fixa com juros reais negativos, você é trouxa. Ajuste suas finanças e coloque a prosperidade financeira no radar de sua vida.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin