Mais uma vez inspirado pela poesia de Cazuza, hoje eu escrevo pros derrotados, pras pessoas de alma bem pequena, que vieram ao mundo e perderam a viagem.

O que te impede de abraçar o Bitcoin é seu medo e a sua insistência em aceitar narrativas que justifiquem esse seu medo, já passou da hora de aceitar que, não interessa o quanto o Bitcoin seja robusto e confiável, o seu viés de confirmação negativo vai se sobressair a qualquer lógica apresentada.

Em cento e poucas edições dessa Newsletter, já te mostramos todos os tipos de dados e fatos… Dos “eu acho que Bitcoin é futuro” até as métricas clássicas como “correlações e sharpes” da vida, em vão, afinal, Bitcoin é moda e logo vai passar.

Em nosso mercado já são vários os criadores de conteúdo que simplesmente largaram mão.

Na medida em que seu patrimônio cresce,  a sensação de estar pregando em um caixote na praça Rui Barbosa para meia dúzia de pombos incomoda mais do que deveria, vêm na cabeça a velha máxima…

“As abelhas não passam suas vidas tentando convencer as moscas que flores são melhores que a merda”

São tantos os argumentos frágeis contra o Bitcoin que na prática, o maior tédio é a falta de desafio…

Já faz 4 anos que os negacionistas de Bitcoin ficam papagaiando o FUD (medo, incerteza e dúvida) acerca do Dólar Tether… A primeira vez que começaram o BTC estava em USD 6 mil dólares… O mesmo discurso sempre, dando uma muleta a quem não precisa.

E se o Tether implode? O que vai acontecer com o Bitcoin? O mesmo que aconteceu com o banimento na China... Uma dor de barriga de poucos meses e vida que segue.

A China baniu o Bitcoin… E daí? Ele está mais vivo do que nunca…

Para ter conforto, se apegue a volatilidade da moeda laranja e fique feliz em perder poder de compra sem volatilidade… Quanto seu Real comprava há 10 anos atrás? Mas veja, você perde um pouquinho todo dia, mas nada de susto e volatilidade, os grandes deméritos do Bitcoin.

Abrace a esmola do banco e seus 8% ao ano (depois que o COPOM abrir as pernas) e ignore o juro composto de 200% a.a. nos últimos 10 anos, mesmo com volatilidade e sustos de 80% em pouco tempo. Seu gerente comprou um Armani pago por você, e espera que você doe também o Rolex… Bola pra frente!

Abrace as ações no Brasil, dizendo que é longo prazo e sobrevivendo à montanha russa de incertezas políticas que faz do Ibovespa um índice medíocre pra ruim quando comparado às demais bolsas do mundo. Faça isso e ignore o longo prazo do Bitcoin… Afinal ele é apenas o melhor ativo investível por qualquer um (literalmente) da última década.

Para te deixar ainda mais confortável, diga que tivemos sorte. Ignore que estamos há quase quatro anos como um disco riscado e um índice de assertividade incrível te contando sobre os desdobramentos do mercado. Vai ter sorte assim ein… Ao melhor estilo Temer… Temos que manter isso viu…

Outra coisa que vai te ajudar e ter conforto enquanto viramos a nova elite do mercado é acreditar nas moedas digitais dos bancos centrais, as CBDCs ou então nas moedas do Facebook, Amazon ou Google. Afinal, quem precisa do Bitcoin se alguém pode oferecer uma solução centralizada, censurável e confiscável? Pois é… Só não será clonado o único atributo que dá valor ao Bitcoin.

Repita argumentos de que a regulação vai acabar com o Bitcoin, repita que a criptomoeda é pirâmide até você mesmo acreditar que seja (mesmo que saiba que não é, porque não faz o menor sentido).

Busque nas tulipas, na South Sea ou em Charles Ponzi o conforto que lhe falta para não ter nenhuma ponta de arrependimento por estar fora desse esquema. Repita Samy Dana, dance conforme a música de Ricardo Amorim e sua mea-culpa ou junte-se a Empiricus na busca pelo “novo Bitcoin”, mas continue a ser sistêmico ao desprezar a realidade.

Pra quem vê a luz, mas não ilumina suas minicertezas, acrescento o gráfico de adoção do Bitcoin comparado à adoção da internet, lamento informá-los, mas há muito sofrimento a ser infligido sobre sua triste alma nos próximos anos…

A você que sofre com o sucesso do Bitcoin, a você que está há anos buscando uma desculpa para não ter Bitcoin e pra você que não gosta mesmo do Bitcoin…

Me resta pedir piedade! Senhor, piedade, pra essa gente careta e covarde.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin