Amigos leitores da HashNews, parte do nosso trabalho aqui é tentar oferecer novas perspectivas, diferentes visões e tirá-los da zona de conforto e da inércia no trato com o seu dinheiro.

Tentamos chamar a atenção de fatos, mas também propor um pouco de losoa e reexão.

A conclusão de cada pessoa é individual e assim tem que ser. Se eu conseguir provocar este incômodo ou provocar esta reexão, já me dou por satisfeito com a minha mensagem.

Independente da conclusão que os leitores cheguem. Não precisam concordar comigo, sair da inércia e tomar decisões de forma consciente já basta!

O mundo dos investimentos é bastante dinâmico e algumas verdades absolutas que são marteladas de forma tão repetitivas e aceitas naturalmente não são tão verdades assim, ou pelo menos nem sempre ou não por todas as perspectivas.

Existe uma classicação usual no mercado que ordena os investidores de perl conservador ao arrojado. Ao mesmo tempo em que classica o perl de acordo com o risco, também avalia o risco nos investimentos chamada tecnicamente de volatilidade. Sendo assim, os conservadores se concentram na renda xa enquanto os arrojados na renda variável.

Esta simplificação, ao meu ver, de chamar a volatilidade de risco é completamente equivocada.

A volatilidade é sim um dos componentes do risco, mas não é o risco. Sutil a diferença? Nem um pouco. Para os investimentos de curto prazo, certamente a volatilidade é o componente mais relevante do risco, entretanto para o longo prazo a volatilidade deve ser o menos importante.

No longo prazo o risco de contraparte (mais ou menos o risco de levar o calote) por exemplo é muito mais importante do que a volatilidade…Sendo assim uma nova confusão se materializou.

Chamar o tradicional de conservador; o que em investimentos não podem ser confundidos. Tradicional sim se remete à tradição que no Brasil é a renda fixa.

Já o conservador é aquele que se expõe aos menores riscos, no sentido de conservação mesmo.

Diante das reflexões acima, simplificando para apenas 3 classes de ativos, eu redesenhei a régua de classificação de perfil do investidor sob diferentes perspectivas. Sendo RF = Renda Fixa, Bolsa = Bolsa de Valores e Bitcoin = Bitcoin.

Afinal, qual é o seu perfil de investidor? Espero que gostem e boas reflexões.

 

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin