Não gosto de ficar devendo… e como estava devendo desde a última HashNews, vou pagar hoje! Como ser o comandante do seu dinheiro: Liberalismo Puro.

Um pouco de história faz bem para contextualizar.

O liberalismo econômico é uma doutrina que começou por volta do século XVIII e teve como seu principal representante o escocês Adam Smith. O liberalismo econômico, de forma simplificada, representa o Estado Mínimo ou Estado Pequeno. Isso na prática representa a não intervenção do Estado na economia, livre concorrência, câmbio livre e o ajuste natural dos mercados através da lei máxima de oferta x demanda. O liberalismo econômico NÃO pode ser confundido nem com anarquia e nem com injustiça social. Tampouco é sinônimo de egoísmo ou egocentrismo, mas isso é filosofia para um outro momento.

Liberalismo econômico puro é uma ficção e uma utopia.

Assim como o socialismo puro teórico é lindo e utópico. Mesmo países ditos liberais, pró-mercados e etc teêm marcado em suas histórias momentos severos de intervenção na economia.

O exemplo do Brasil

Vamos começar bem de pertinho. O Brasil (nada liberal). Vínhamos de uma década chamada por muitos de a década perdida (década de 1980), período hiperinflacionário e ainda por cima restabelecendo o regime democrático nacional com as eleições diretas de 1989.

Eis então que em 16 de março de 1990 o então Presidende Fernando Collor anunciou que as poupanças seriam confiscadas. Os mais antigos dispensam comentários. Para os mais jovens: a poupança representava quase que a totalidade das reservas financeiras das famílias brasileiras e foram abruptamente confiscadas pelo Governo.

O exemplo dos EUA

E na terra do Tio Sam? Símbolo da liberdade e democracia… O Presidente Roosevelt empossado em 04 de março de 1933, no auge da grande depressão pós crash de 1929, demorou UM MÊS para promulgar em 05 de abril de 1933 a ordem executiva que confiscou o OURO dos norteamericanos e tornou a sua posse ilegal pelo público.

 

Qual a probabilidade de medidas extremas como essas voltarem a acontecer?

Lembre que a impressão de dinheiro segue descontrolada, o risco da hiperinflação assombra diversas economias ao redor do Globo! Concordo que o confisco nos Estados Unidos está muito, mas muito mais distante que no Brasil. Qual a distância que o Brasil está do confisco?

Deixo para cada um refletir a sua resposta… mas para mim a carga tributária no Brasil já é uma espécie de confisco e não descarto medidas mais agressivas a depender do andar da carroagem econômica e política brasileira.

A resposta para proteção é o Bitcoin

Então, o que existe de diferente hoje que não existia no passado? Como nós indivíduos temos condições de aplicar os conceitos do liberalismo econômico puro independente do Estado? Podem surgir respostas alternativas, mas hoje a única resposta é o Bitcoin!

Note que estou falando do Bitcoin ativo propriamente dito, não de fundos de investimentos ou fundos de índices atrelados ao Bitcoin.

O Bitcoin não é confiscável. O Bitcoin não é banível.

A única forma de parar o Bitcoin nas relações pessoa a pessoa é desligando a internet…

É pra colocar todas as suas reservas em Bitcoin? Evidentemente que não, mas uma reserva generosa que lhe permita dormir tranquilo em períodos de grande turbulência seria no mínimo recomendável.

Dormir bem é saúde!

Na HashInvest oferecemos produtos através de carteiras administradas individuais, ou seja, você cliente possui os ativos em si e não cotas de fundos que possuem os ativos. Invista conosco e durma bem.

Sucesso e saúde para todos! Até a próxima!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin