Bitcoin atingiu USD 1 trilhão
O ano de 2021 é de fato o ano em que o Bitcoin emerge como um ativo de verdade. Ao cruzar a marca de USD 1 Trilhão é chegada a hora de promovê-lo de insignificante para relevante. Há não muito tempo estávamos nessa mesma newsletter comemorando a marca dos USD 100 Bi, para o mercado de Criptomoedas inteiro.
Não afirmo categoricamente que o colapso hiperinflacionário não seja possível, mas tenho fé que provavelmente a bomba fatal seja desarmada antes de sua eventual explosão. Nesse caminho, muita confusão, incertezas, crises de moedas pontuais e um punhado de inflação (de ativos) nos EUA e Europa e uma tremenda chance para você, pobre mortal.
As duas finalidades do Bitcoin
Durante o processo que vivemos nas economias mundiais, o Bitcoin vai se firmando como o herdeiro legítimo do ouro nos portfólios de investimento. Vejo o Bitcoin como um ativo utilizado com duas finalidades principais:
- Reserva de valor
- Moeda de liquidação internacional de troca entre países.
As empresas vão cada vez mais se interessar e entesourar esse ativo.
Banco Central é um vilão?
Vivemos na era em que não importa a nação em que você vive, o Banco Central é um grande vilão, cada um com o seu problema. Se aqui no bananal sofremos com taxas de juros irreais e taxa de câmbio desvalorizada, nos EUA eles sofrem com taxas de juros zero e moeda sobrevalorizada.
Já escrevi um artigo para vocês que explica que, por mais que os EUA emitam, no longo prazo o dólar só valoriza em relação às demais moedas estatais… Encurtando aquele artigo em um parágrafo, basta você responder à pergunta:
Entre Reais e dólares, o que você quer?
Não interessa o buraco do planeta onde você esteja, a resposta sempre será dólares, ou seja, a demanda sempre será maior que a oferta por mais que o FED se esforce em torná-lo fraco.
Isso não quer dizer que a impressão desenfreada, o dinheiro de helicóptero e o programa de compra de literalmente qualquer dívida lixo por pior que seja não tenha efeitos… Pelo contrário, tem sim, e isso é excelente para você se você for pragmático.
Como diziam os antigos, se você não pode vencê-los…
O principal efeito é o Bull Market de tudo que estamos vivendo em que empresas se alavancam baratinho para comprar de tudo. Até então o pessoal emitia dívida para recomprar ações, até o Michael Saylor, CEO da Microstrategy, inaugurar a era de emitir dívida a ZERO porcento de juros para comprar Bitcoin.
Bitcoin, o penetra da festa.
Gosto de comparar o Bitcoin ao penetra da festa. Ele entrou, comeu, bebeu e foi ignorado.
Quando o dono da festa finalmente resolveu expulsá-lo, já era tarde. Ele estava entrosado com os demais convidados, todos riam de suas piadas, as mulheres mais bonitas suspiravam por esse galã que rondava a área. Ele já era querido demais, não o centro da festa, mas certamente uma personagem chave da qual o anfitrião teria mais problemas em se livrar do que teria tolerando sua indesejável presença.
Se você não é banqueiro, não é CEO de empresa aérea, não é dono de empreiteira, não é barão do agronegócio, não tem sua bancada legislativa, não usa toga ou não está na farra do fornecimento de equipamento médico em meio à pandemia, até então você não tinha a menor chance de encher os seus bolsos com as políticas criminosas de “estímulo à economia”.
Restava a você assistir seu dinheiro sendo corroído “aplicado” no banco por uma taxa ridícula, vendo os preços de tudo aumentarem ao seu redor ao passo em que o patrimônio dessa turma cresce muito além da inflação seja ela qual for.
Bitcoin é a sua saída.
Seus problemas acabaram. O Bitcoin é seu passaporte para usufruir das políticas que até então estavam restritas aos amigos do Rei. Com ele, a cada “estímulo”, você se beneficia. A cada derrubada de juros na unha, você se beneficia. A cada novo trilhão impresso, adivinha? Você se beneficia.
O Bitcoin não é vilão. O Bitcoin não é causa de absolutamente nenhuma das coisas as quais o acusam, o Bitcoin é uma simples consequência. Quanto maior o carnaval com a política fiscal e monetária, maior será o Bitcoin (e as Criptomoedas como um todo).
A inflação do IGP-M de 12 meses veio quase 30%, o dólar em 12 meses disparou e querem te convencer que arriscado é Bitcoin, não aquele CDB que paga 120% do CDI (menos de 2% ao ano) daquele banco sem vergonha.
Não sabemos até quando a festa vai continuar, mas a eleição do Biden sugere que serão pelo menos mais 4 anos de farra. O pacote de USD 1,9 Tri equivale àquelas 30 caixas de Dom Perignon extras que acabam de chegar para além de ostentar, dar um embalo adicional à farra junto com a troca do DJ.
A escolha é sua, e continuamos aqui, oferecendo um serviço simples e descomplicado, com auditoria independente e segurança para você finalmente poder participar da festa.