Sem dúvidas 2020 vai deixar marcas, em todos os sentidos…

Nessa época do ano costumamos fazer reflexões do ano que passou e principalmente planejar (ou fazer promessas) para o ano vindouro. Vou me ater ao assunto dinheiro, o dinheiro de cada um de nós.

O ano que se encerra foi muito desafiador, de reinvenção e renovação.

Muitos setores da economia paralizaram totalmente durante um longo período do ano, como turismo, cultura e lazer. Hoteis vazios, agências de viagens fechadas, shoppings fechados, companhias aéreas socorridas por governos, cinemas e teatros fechados, bares e restaurantes e a lista é longa…

Muito foram para o sistema de Homeoffice e muitos outros foram para o sistema home porque perderam seus empregos.

A economia real que já era frágil e debilitada foi pro brejo, sim, apesar da bolsa de valores ter se recuperado dentro do mesmo ano, a maioria das pessoas que perderam seus empregos ainda não conseguiram se recolocar.

As empresas que fraquejaram não conseguiram se reabilitar. As reformas estruturais esperadas para 2020 não foram concretizadas e nem temos expectativas de curto prazo para elas.

E o que fez a bolsa se recuperar? Impressão de dinheiro sem lastro de governos? Falta de melhores opções para se investir? A imaginação de que uma vacina resolverá os problemas da economia milagrosamente (inclusive os problemas severos que tínhamos antes mesmo da pandemia)? Seria uma recuperação econômica ou uma enorme bolha inflada artificialmente e sem lastro pelos governos?

De outro lado temos a novidade do século, também chamada de bolha por muitos, que é a tecnologia blockchain com o seu prodígio chamado Bitcoin.

Muitos enxergam o Bitcoin como moeda, outros como reserva de valor, outros como meio de pagamento ou um hibrido que engloba um pouco de tudo. Um conceito que não existia anteriormente e controlado por um protocolo robusto de computador considerado pela comunidade técnica como inviolável.

1 Bitcoin sempre valerá 1 Bitcoin. E se ele for seu, ele é seu e não depende de nenhuma outra instituição sejam bancos ou governos para que você possa fazer uso do SEU capital. Mais do que um grande pontencial de valorização, o Bitcoin pode representar uma proteção do seu capital e a verdadeira liberdade financeira.

Tudo tem riscos.

Analise, estude e consulte um profissional da sua confiança. Sempre diversifique e escolha as bolhas da sua preferência para maiores ou menores concentrações do seu rico dinheirinho.

Não deixe para o ano que vem o que pode fazer ainda este ano!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin