Em maio de 2020 está programado o próximo halving do Bitcoin. E o que vem a ser o tal halving?

O conceito de escassez digital e como funciona a emissão de BTC foi explicada nesse artigo aqui, mas vamos fazer uma revisão.

Recapitulando de forma rápida como é feita a emissão de Bitcoin. Para gravar registros no banco de dados do Bitcoin (o tal Blockchain) é necessário resolver um problema matemático de difícil solução (por tentativa e erro). Quando esse problema é resolvido, aquele que encontrou a solução recebe um prêmio em Bitcoin, e esse processo é chamado de mineração. No jargão da Criptomoedas dizemos que, quando um problema foi resolvido, um novo bloco foi minerado.

O protocolo do Bitcoin ajusta a dificuldade desse problema matemático com base no poder de processamento disponível na rede do Bitcoin de modo que, estatisticamente, seja encontrada uma solução a cada 10 minutos, e desse modo, a emissão de novos Bitcoin é conhecida e determinística.

Também definido no protocolo do Bitcoin, o prêmio para quem resolve o problema cai pela metade a cada 210 mil blocos, ou seja, a cada 4 anos muito aproximadamente. Quando do surgimento do Bitcoin, o prêmio era de 50 BTC por bloco minerado, em 2012 o prêmio caiu para 25 BTC, em 2016 o prêmio caiu para os atuais 12,5 BTC. Em Maio de 2020 o prêmio cairá para 6,25 BTC. Isso é chamado de halving.

Feita a revisão de conceitos, vamos ver como se dividem as opiniões na comunidade.

Ponto de vista 1: O halving já está precificado.

Uma boa parte da comunidade compartilha da visão de que, por se tratar de um evento amplamente conhecido, divulgado e previsível, o halving já está incorporado ao preço do Bitcoin e a diminuição do prêmio da mineração não irá impactar os preços, ou o pior, vai impactar negativamente.

Quem defende esse ponto de vista diz que dessa vez é diferente, pois nos dois halvings anteriores, de 2012 e 2016, a comunidade era muito pequena, o entendimento do Bitcoin era restrito e pouca gente que sabia ou entendia esse evento.

Outro ponto defendido por essa mesma turma é que o halving poderá ser o estopim da espiral da morte da mineração do Bitcoin, pois não será economicamente viável permanecer na atividade de mineração com o prêmio baixo e muitos mineradores simplesmente irão desistir da atividade e desligar seus mineradores da tomada, pois não conseguirão pagar suas contas de luz. A rede se tornará menos segura, reduzindo os preços e o Bitcoin cairá no fosso da irrelevância como um experimento social fracassado.

Ponto de Vista 2: O halving irá impactar brutalmente o preço do Bitcoin

Os entusiastas do Bitcoin que defendem esse ponto de vista argumentam que com o choque na diminuição da oferta e com a crescente demanda, a consequência natural do halving será um novo Bull Market que elevará os preços do Bitcoin para novas máximas.

Os defensores dessa tese se utilizam de comportamento passado para defender seu ponto de vista, pois foi assim que o mercado se comportou nos dois halvings anteriores.

fonte: https://medium.com/crypto-oracle/the-broader-picture-of-bitcoins-2020-block-reward-halving-ce1249e388f2

O maior entusiasta de que o halving irá impactar profundamente os preços do Bitcoin é conhecido nas redes sociais como “PlanB”, autor do artigo que tem chamado a atenção de muitos, economistas, defensores e detratores. Independente do ponto do vista, esse artigo aqui colocou a turma para pensar e discutir.

Vale a pena ler a teoria do chamado “Stock to flow”. É bem interessante.

E o meu ponto de vista…

Sou cético com extremos. Não acredito nem que o halving será o gatilho da morte e nem que será o início do novo Bull run por si.

Primeiramente, creio que o principal argumento de quem defende que o halving está precificado está errado. Concordo que o halving é um evento amplamente divulgado e conhecido…. Exclusivamente na nossa câmara de eco, na nossa pequena comunidade de sobreviventes no mercado de Criptomoedas.

Enfim, todos foram embora. Fora do casulo, ninguém sabe do tal halving e não está nem aí para o Bitcoin (e mesmo assim estamos firmes e fortes na casa dos USD 8k).

Agora, vou explicar meu ponto condicional para o qual acredito que o halving possa impactar positivamente o preço das Criptomoedas.

Foram 3 grandes ondas de interesse no Bitcoin e Criptomoedas. Em 2011 foi a descoberta do BTC pelos Nerds, em 2013 foi crise da Grécia e temor de contágio na Europa, em 2017 foi a descoberta do BTC pelo grande varejo e as famigeradas ICOs.

Minha crença é que uma onda institucional está por vir. Que juros negativos, planos de pensão insolventes e instabilidades políticas irão forçar que ao menos uma pequena parte do dinheiro que hoje compra títulos públicos venham para dentro do mundo das Criptomoedas.

O halving por si não é o suficiente para vermos os preços se multiplicarem, mas no caso de uma nova onda de interesse, haverá muita demanda e pouca oferta, e veremos novamente o halving causar os efeitos vistos no gráfico de preços quando dos eventos anteriores.

O Bitcoin está chato e desinteressante para os órfãos de 2017, mas ele está muito atrativo para quem vê de perto eventos como a Grécia emitindo dívida mais barata que os EUA ou para quem vê as instabilidades na Argentina, Chile, Hong Kong, Líbano e Venezuela…

Compre na baixa. Se após o halving de 2020 o tal dinheiro institucional chegar ao Bitcoin, será sem aviso prévio, e 2017 poderá ficar para trás assim como ficaram as ondas de 2011 e 2013.

A melhor estratégia? Compre um pouco de HASH5 todo mês e faça preço médio. Abra sua conta na HashInvest, deposite em Reais e acumule patrimônio em Criptomoeda durante os próximos anos. É um risco que pode valer muito a pena.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin