O que você vai ler hoje é um compilado de ideias recorrentes no meu espaço dessa newsletter, mas que muitos teimam em não entender porque não é agradável de entender… Nem todo tipo de investimento é para todos e nós da Criptomoeda apanhamos tanto que em muitos casos investir em Criptomoeda e golpe são considerados sinônimos… Alto lá, não é bem assim!

Queira você admitir ou não, somos todos viúvas do 1% ao mês sem esforço. Acabou, fim. Pode voltar? Pode! Claro que pode, mas a perspectiva atual aposta justamente no caminho contrário, o artigo da semana passada mostrou que estamos na era do juro negativo. Na Dinamarca inclusive já existe a hipoteca com juro negativo, em que o cliente é, literalmente, pago para pegar dinheiro emprestado.

Na ânsia de ver o dinheiro crescer as pessoas estão ficando menos críticas com as ofertas milagrosas, em todos os tipos de investimentos. Pessoas se acotovelam para comprar ações de empresas que queimam bilhões de dólares por ano, compram dívida podre de empresas falidas travestidas de renda fixa (porque o juro é bom) e acabam por acreditar em Papai Noel, Opções Binárias e na Fada do Dente.

Quando dá tudo errado, não existe autocrítica… A culpa geralmente vai para o ativo, para o mercado e não para o investidor que não fez sua lição de casa. A tendência é a vitimização…

Não seja assim, por favor. Independente da classe de ativo tem coisa boa e tem coisa ruim. E o pior, mesmo entre as coisas boas (no sentido de confiáveis pelo menos) não cabem generalizações, porque o que é bom para mim pode não ser bom para você e vice versa.

Nessa linha, um ponto que é preciso deixar bem claro a todos, é que Bitcoin e Criptomoeda são uma nova categoria de investimento e não uma religião cega, ou seja, do mesmo jeito que você entrou, se está se sentindo mal e desconfortável com a volatilidade, pode sair e isso não é nenhum demérito para você. Encontre o investimento que seja mais adequado ao seu perfil, mas, por favor, não saia falando mal do mercado como um todo porque esse ou aquele investimento em especial não serviu para você ou o pior, não detone o mercado todo se você deliberadamente se enfiou numa cilada.

Quem entra no nosso mercado precisa estar ciente que os riscos aqui são grandes e a coisa toda pode desaparecer praticamente do dia parta a noite. Sim, seu investimento em Bitcoin pode virar pó, aquela Criptomoeda que cresceu 10.000% em 2017 pode valer ZERO no dia de amanhã. Não estou falando de golpes, estou falando da natureza do mercado e os seus possíveis desfechos.

O que pregamos aqui é que você diversifique. Que ao invés de deixar seu dinheiro rendendo nada no banco, você se torne sócio de boas empresas (comprando boas ações), que invista em bons imóveis (porque é importante ter algum patrimônio físico), que empreenda e colha os frutos do seu trabalho e, por óbvio, que compre um bom punhado de boas Criptomoedas. A proporção em cada categoria é muito particular de cada um, seja pelo tamanho do bolso, seja pelo estômago ou pela expectativa. Não dá pra enlatar uma sugestão de alocação.

O caso que acreditamos na HashInvest para as boas Criptomoedas é a assimetria de risco (martelando esse conceito pela 20a vez em 57 artigos), ou seja, acreditamos que a probabilidade de algumas moedas prosperarem e se multiplicarem em valor por muitas vezes é muito maior que a probabilidade de elas valerem zero. Mas é muito, mas muito importante que você saiba que a probabilidade delas virem a valer zero existe e não é desprezível.

Também é importante você saber que essa possibilidade de multiplicação se baseia justamente no que a mídia e o mercado consideram sua fraqueza, ou seja, a sua imaturidade. É na imaturidade e no tamanho pequeno (quase inexiste em escala global) do mercado de Criptomoedas que reside a possibilidade de multiplicação (por centenas?) de vezes.

O mercado de ações vale aproximadamente 70 Trilhões de dólares, o mercado de ouro vale aproximadamente 9 Trilhões de dólares, dinheiro físico soma 31 Trilhões de dólares. O mercado inteiro de Criptomoeda soma 0,27 Trilhões de dólares. Percebe que existe espaço para muito crescimento?

E esse crescimento é cheio de obstáculos. Quanto menor o mercado (e somos todos “early adoptors”) maior a volatilidade para cima e para baixo. Os preços dos Criptoativos são muito sensíveis às notícias, a um ataque hacker, a um tuíte de Donald Trump, ao Facebook entrando ou saindo do mercado.

Assim como a internet e o smartphone (e em geral grande parte das tecnologias), o Bitcoin está respeitando o chamado “Lindy Effect”. O tal efeito Lindy é tão legal que vale um artigo futuro só para ele, mas em resumo, ele diz que a cada dia de sobrevivência a expectativa de longevidade aumenta, e que a etapa inicial é turbulenta, complexa e com mais chance de morte, mas que uma vez superada…

Pois bem, lá se foram 10 anos de turbulência e o tal Bitcoin me parece mais vivo do que nunca, mais forte do que nunca e o futuro parece muito promissor, porém ainda é cedo e estamos no início do processo que será lento, doloroso com muita variação de preço.

Então, para concluir. Não compre Bitcoin e Criptomoeda para ficar rico do dia para noite e não venha para esse mercado se você não entendeu perfeitamente os riscos associados.

Não sabe avaliar empresas para comprar ações? Compre um bom fundo de ações. Não quer se incomodar com imóveis? Talvez seja o caso de um bom fundo imobiliário. Não sabe avaliar Criptomoedas? Experimente o HASH5.

Compre Bitcoin e Criptomoeda, se assim como eu, você acredita que a tecnologia é promissora, tem o seu lugar certo no mercado e que esse mercado vai crescer. Se os Criptoativos não morrerem de vez (e isso pode sim acontecer), você poderá ser sócio de um mercado Trilionário, algo parecido com ter comprado ações de Google e Amazon no início dos anos 2000.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin