**Conteúdo originalmente publicado em nossa Newsletter em 30/04/2019**

De tempos em tempos gosto de revisitar esse tema da bolha para atualizar nossos clientes e leitores sobre o status do ciclo do mercado das Criptomoedas. Faz uns 6 meses desde minha última atualização sobre o tema, então é valido voltar ao tema, até porque houve uma mudança importante.

Quem lê nossa Newsletter sabe que no início de 2018 fomos um dos primeiros atores do mercado a admitir que a bolha estourou, e desde então, já anunciamos, lá em Setembro de 2018, que se iniciava a fase da Capitulação (desespero), e em Novembro decretamos o início do inverno.

Hoje tenho o prazer de dizer que é possível ver o gelo começar a derreter e quem sabe, podemos começar a sonhar com as flores da primavera.

Esse gráfico já foi usado aqui uma dúzia de vezes, e será usado mais outra dúzia, pois ele é o mapa que ilustra o desenrolar de nossa história.

Acumulação

Passamos de fase. A fase atual é chamada acumulação. Os investidores convictos de que o ciclo se repetirá (sou um deles) estão consistentemente comprando e guardando Criptomoeda, é nessa fase que o sentimento muda de desespero para esperança.

Grande parte dos dados que uso no texto de hoje são creditados ao texto “Bitcoin in a Heavy Accumulation” publicado pela Adamant Capital, capitaneada por Tuur Demester, um dos mais brilhantes analistas do mercado. Tenho bebido dessa fonte já faz alguns anos e os resultados são surpreendentes.

A tabela a seguir mostra de forma resumida a história dos últimos ciclos, só para reforçar a ideia de que possa acontecer de novo (que já foi detalhada nesse post aqui).

Prontos para o quarto ciclo? Pois ele está começando, e a primeira fase do novo ciclo é justamente a etapa que se inicia a da acumulação. Esse movimento é lento, não estará na grande mídia e não é o assunto do bar. É um movimento de base, acontecendo entre os sobreviventes do mercado.

Durante a fase de acumulação, é esperado que o Bitcoin revisite preços próximos ao seu valor inferior na faixa dos USD 3.200,00 assim como revisite o patamar em que ficou estacionado durante boa parte do inverno antes da capitulação, na faixa dos USD 6.000,00.

Essa fase é caracterizada por negociar dentro de uma banda porque existe relativamente pouca gente dentro do mercado. Os poucos que ainda querem sair do mercado aproveitam sua chance na pequena alta de preços e inundam o mercado, derrubando os preços novamente. Os acumuladores entram comprando na faixa de preço que consideram ser o fundo do poço, criando pequenos rallys, e assim o mercado deve permanecer durante um bom tempo.

Enfim, existem ferramentas (o blockchain do Bitcoin é aberto e transparente) que indicam que grande parte do prejuízo de quem comprou na euforia de 2017 já foi realizado, ou seja, esses investidores venderam suas moedas em preços inferiores ao que compraram e foram embora do mercado, ao passo que as baleias (gente que tem muito Bitcoin) foram as grandes compradoras dessas posições.

Esse fato tende a confirmar que muito provavelmente a sangria acabou, porque, em tese, os atuais compradores são os investidores convictos e de longo prazo. No último ciclo, a fase de acumulação ficou entre USD 200 e USD 400 e durou de Fevereiro de 2015 até Maio de 2016. Não existe método de prever o tempo da acumulação de agora.

Fundamentos

De um ano e meio pra cá muita infraestrutura foi construída. As redes estão mais fortes, os processos estão mais maduros, o Bitcoin não morreu e o ecossistema como um todo está muito, mais muito melhor do que estava quando da mania de 2017.

Um ponto que vale lembrar e que é importantíssimo, é que TODOS os grandes projetos institucionais estão com seus cronogramas atrasados, porém NENHUM foi cancelado. Trata-se apenas (e quem trabalhou com projetos complexos sabe bem) de errar nas estimativas de tempo para criar o que não existe (sim, trabalhar com o inédito tem seus enormes desafios).

A Bakkt segue contratando gente grande para seu time, Fidelity iniciou sua operação em soft-start. Essa semana a TD Ameritrade (11 milhões de clientes únicos) foi pega testando a negociação de Bitcoin em sua plataforma e a Ripple continua a assinar 2 a 3 novos contratos de produção com bancos por semana. Sim, o dinheiro institucional grande está a caminho.

Além disso, quanto mais eu estudo bancos centrais, mais convicto fico de que investir em Bitcoin e Criptoativos não é tão arriscado quanto estão tentando fazer parecer. Os BCs estão brincando com fogo e os juros negativos expressivos estão cada vez mais se tornando realidade ao redor do globo.

O que nos reserva o futuro?

Créditos: https://twitter.com/gravitywave2/status/1108968866950967301

O primeiro ciclo do foi capitaneado pelos pioneiros da tecnologia.

O segundo ciclo foi o evento da descoberta do Bitcoin pelo público em geral.

O terceiro ciclo foi inflado pela ganância do pequeno varejo.

O quarto ciclo será motivado pela grande entrada de dinheiro institucional.

A Adamant fecha seu relatório dizendo que dentro de 5 anos veremos o que eles chamaram de “Momento Windows”, assim como 1998/2000 praticamente todo computador passou a rodar o Windows, praticamente todo gestor de recursos irá investir uma parcela de seu patrimônio em Bitcoin e Criptoativos, tornando esse mercado multi-trilionário.

Obviamente existem diversas armadilhas no caminho que podem botar tudo a perder, mas para ganhar dinheiro é necessário tomar riscos e dificilmente durante a nossa geração veremos outra oportunidade tão óbvia de multiplicação de patrimônio no médio/longo prazo.

Não deixe para investir no topo do preço. A hora de aumentar sua exposição ao Bitcoin e as Criptomoedas é agora. É aqui, na acumulação, que residem os maiores potenciais ganho. O quarto ciclo pode mudar sua vida.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin