Assim como Bolsonaro tentava ser Lula, Lula tenta ser Bolsonaro. Esse poderia ser um bom resumo do péssimo cenário das máximas lideranças políticas em nosso país.

Dia 19 de junho, em sua segunda live presidencial (aos moldes de como o ex gostava de fazer), o presidente Lula disse:

“Apenas o juro precisa baixar, porque também não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar, não a mim, porque eu já sei o porque ele não baixa, mas ao povo brasileiro e ao Senado, por que ele não baixa (a taxa)”.

Ora ora Senhor Presidente, se o senhor disse saber o porque o Banco Central não baixa a taxa já estava na hora do senhor agradecer ao Banco Central pela enorme contribuição do órgão na luta por um mínimo de estabilidade de preços. A inflação é o maior inimigo da população, principalmente das mais vulneráveis.

Provavelmente o Senhor, aí do alto do seu majestoso trono com acesso ao cartão corporativo que um dia já foi motivo de crítica ao seu antecessor não deve ter a sensibilidade do que é a perda do poder de compra. De como o carrinho do supermercado segue vazio e a inflação real está muito além daquela refletida pelo IPCA.

Ora ora Senhor Presidente, se o senhor realmente sabe o porque o Banco Central não baixa a taxa de juros já passou da hora de parar de ludibriar a população com seu discurso populista e de criação de inimigos imaginários. O senhor em sua posição deveria saber, e muito melhor do que quem vos escreve, que a fotografia presente nada mais é que um retrato do passado. E se descuidar do presente o retrato do futuro será tenebroso.

A estrutura de inchar governos e eliminar controles de desembolsos, como o que aparentemente se busca com o novo arcabouço fiscal, ao invés de reduzir o tamanho da máquina e buscar por eficiência principalmente com a eliminação de desperdícios é um poderoso motor para impulsionar a inflação no futuro. O Senhor deveria agradecer ao Banco Central por tentar, mesmo que talvez infrutiferamente, mitigar os danos futuros para a população deixados como legado do seu governo.

Entendo seu interesse político e populista de tentar baixar a taxa de juros com palavras, com intimidação. Entendo que o senhor já tem idade avançada e muito provavelmente não concorrerá pela reeleição. Mas o nosso país continuará vivo mesmo após o seu governo. Alguém que pensa no povo, em sua posição, não pode pensar apenas no hoje de forma irresponsável em relação ao futuro ao qual não te pertence.

Não senhor presidente. O senhor não sabe o porque o Banco Central não baixa a taxa de juros.

Ou se sabe, que eu acredito ser o cenário mais provável, o senhor é um mentiroso em uso da sua situação e influência agindo de olho em seu próprio umbigo. O senhor é de uma insensibilidade tremenda principalmente com aqueles que mais precisam e enxergaram no senhor uma esperança.

Dólar baixo acima de R$4,00? Isso é baixo? Inflação controlada com IPCA em 5%a.a.? Isso é controle (e a inflação real)? Infelizmente isso é baixo, muito baixo, principalmente perto do que provavelmente teremos em um futuro não muito distante.

Se o senhor não quer ajudar, ao menos não atrapalhe!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin