Esse está sendo o maior e mais longevo inverno do Bitcoin e se você está por aqui você é um sobrevivente, e como em todo e qualquer bear market o sentimento é que tudo se acabou e que o Bitcoin morreu, que nenhuma Criptomoeda vai ter utilidade alguma e que estamos aqui perdendo tempo.

E como não acho que estamos aqui perdendo tempo, quero compartilhar com vocês como eu enxergo o mercado e porque o Hash5 pode fazer sentido.

Esclarecendo algo muito importante, que embora compartilhem a base tecnológica e algumas ideias, é fato que o Bitcoin tem pouco ou nada a ver com as demais Criptomoedas em sua base conceitual, em que um representa dinheiro e liberdade e os demais são start-ups centralizadas que buscam sucesso no mundo empresarial.

É importante também que você saiba identificar dois tipos de imbecis muito parecidos que fazem questão de misturar Bitcoin com Criptomoedas no conceito e que no final do dia nada mais são do que dois lados da mesma moeda:

O imbecil do tipo 1 que diz que sua moeda é mais rápida e escalável que o Bitcoin… Será o “novo Bitcoin”… Não meu amiguinho, seu token centralizado tem um CEO e vai parar de funcionar no primeiro glitch que presenciarmos nos servidores da Amazon ou quando o dinheiro da “fundação” acabar. As Criptois de governo (CBDC) entram nesse balaio aqui.

O imbecil do tipo 2 se autointitula “maximalista de Bitcoin”. Ele é tão radical que é incapaz de perceber que empresas centralizadas vão criar serviços valiosos e que podem encontrar demanda no mercado, assim como qualquer outra empresa. São chimpanzés que se cercam de outros chimpanzés criticando a capacidade de peixes subirem em árvores comparando o Bitcoin aos demais projetos e exaltando suas (verdadeiras, genuínas, porém, não comparáveis virtudes).

Preciso que você entenda que não há como comparar coisas não comparáveis, e que mesmo não sendo comparáveis, a história nos mostra que é muito provável que o preço tenderá a andar de mãos dadas entre o Bitcoin e projetos centralizados utilizando variações de sua tecnologia.

Se “dessa vez não for diferente”, um eventual touro o Bitcoin será altamente correlacionado com os grandes projetos de Criptomoedas, ou o touro em grandes projetos de Criptomoedas será altamente correlacionado com o preço Bitcoin.

Exemplos que vimos na história que foram motores do Bitcoin foram a crise de dívida soberana da Grécia em 2012 e a crise dos bancos médios americanos caindo em 2023, onde as criptomoedas surfam a onda.

O contário foi visto em 2017 com a febre das ICOs que funcionam sobre o Ethereum fomentando o rally do Bitcoin e outras dúzias de projetos.

No ano de 2021, cheques grátis enviados pelos correios para milhões de desocupados foi um fator externo que culminou em muita gente comprando tanto Bitcoin quanto Criptomoedas (nosso último Bull market).

O raciocínio é que embora diferentes em seus conceitos, o mercado tende a tratá-los de forma parecida no quesito preço, ignorando conceitos e valores por trás de cada projeto.

O caso do bull market do Bitcoin é a aposta óbvia no presente momento. Governos imprimindo dinheiro e gastando de forma irresponsável, dívidas impagáveis, balanços estilo “Lojas Americanas” por debaixo de todos os tapetes e o sistema bancário operando em modo castelo de cartas com os juros crescentes e colocando o FED nas cordas tornam o investimento Bitcoin praticamente óbvio.

Some a esse fato a chegada de gigantes como BlackRock e Fidelity pedindo autorizações para fundos Spot e veja o potencial do que estamos falando.

Na dimensão das Criptomoedas já vimos surgirem febres que questionam a racionalidade dos mais experientes investidores e promoveram ganhos de preço de fazer cair o queixo do mais céticos dos maximalistas… ICOs, NFTs, Play-to-Earn, DeFi são alguns exemplos.

O meu ponto é que a base de tempo das coisas é imponderável, e não sabemos dizer o que será o gatilho que nos levará do Urso para um novo Touro, se será o óbvio cenário do Bitcoin se materializando e ou será alguma novidade no mundo das Criptomoedas que vai ser o gatilho os preços do mercado como um todo.

Apostar somente no Bitcoin é a aposta segura e no longo prazo pouco duvidosa. Apostar nas Criptomoedas é um risco bastante maior, mas que a história mostra que pode trazer retornos bastante significativos, e consequentemente mais caixa para que você compre ainda mais Bitcoin (pessoalmente, essa é minha estratégia).

O Hash5 é o veículo que tende a, além do Bitcoin, explorar os projetos de Criptomoedas que o mercado está mais valorizando em determinado momento.

Historicamente, desde a criação de nossos índices, o Hash5 está com um desempenho pouco maior que 3,3x o investimento em Bitcoin puro, e isso não pode ser ignorado. A própria característica de menor capitalização de mercados dos projetos que não o bitcoin ajuda a explicar os movimentos mais abruptos e amplos de preço, para cima e para baixo.

Sabendo do risco e das diferenças e desde que perfeitamente ciente do que se está fazendo, o Hash5 faz muito sentido ainda em 2023. E que venha o próximo Bull Market!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin