Bem vindo 2023. Mal começamos o ano e já temos turbulências e aprendizados para uma vida. Não faltam assuntos relevantes e nem precisaremos comentar sobre a festa da virada ou sobre o BBB…

O mantra para 2023 segue sendo gestão de riscos. E nós aqui da HashInvest seguimos tentando abrir ao menos uma fresta dos olhos dos nossos leitores quanto a importância de se observar riscos de uma forma mais ampla do que aquela insistentemente veiculada pela mídia, bancos e influencers. Volatilidade não é sinônimo de risco. Volatilidade é apenas um dos componentes a serem analisados e compreendidos. Uma carteira de investimentos abrangente e diversificada está preparada para lidar com a volatilidade e também com os demais componentes do risco. Uma boa carteira é aquela que na média navega bem em todos os cenários, ou ao menos, não afunda. Carteiras que “bombam” em determinados cenários são fortes candidatas a naufragarem quando o vento mudar de direção. Em outras palavras, se você não é o mestre dos mestres, muito provavelmente se você tentar um “all in” apenas no cavalo vencedor terá um grande tombo (é só questão de tempo).

Americanas – Lição 1

As Americanas, quase centenária loja de varejo brasileira, respeitada e premiada por sua governança exemplar combinada com lucratividade acima da média do setor (em parte pela astúcia do também venerado trio de investidores de referência) “surpreendeu” ao mercado com um rombo fraudulento e bilionário em seu balanço patrimonial.

Como resultado imediato as ações das Lojas Americanas despencaram e em sequência entraram com o pedido de recuperação judicial, ou seja, as Lojas Americanas também pararam de pagar seus credores (incluindo os fundos e pequenos debenturistas). Consequentemente o valor das debêntures também despencou. Debênture é um título de RENDA FIXA. E Renda Fixa NÃO É FIXA. Obrigado Lojas Americanas por ensinarem essa importante lição.

Americanas – Lição 2 

Um dos exemplos e consequências mais emblemáticos das Americanas foi a queda de um fundo ofertado pelo Nubank para seus clientes que era vendido como “caixinha”, um fundo seguro e de baixíssimo risco para reserva de emergência. Esse fundo era credor das Lojas Americanas. RENDA FIXA NÃO É SINÔNIMO DE SEGURANÇA. Obrigado Lojas Americanas por ensinarem essa importante lição.

Americanas – Lição 3

Os investidores de referência das Americanas é uma empresa chamada 3G. Dentre os sócios da 3G temos os homens mais ricos do Brasil com históricos brilhantes de sucesso empresarial. Infelizmente, temos memórias curta… Não foi nem a primeira e nem a segunda vez que uma empresa do grupo 3G está envolvida em fraudes contábeis de grande magnitude. Foi assim que acabaram com a America Latina Logística (ALL). Foi assim que a Heinz-Kraft teve que que pagar uma multa milionária nos EUA e foi assim a fraude do momento nas Lojas Americanas. Será que a AMBEV também tem esqueletos no armário? Isso é questão de probabilidade e não de conspiracionismo…

Enfim, gente importante e influente… A Agência de riscos dava bom rating de risco para as Lojas Americanas, a auditoria (uma das maiores e respeitadas do mundo) nunca viu nada de errado em décadas, Bancos e corretoras socavam direta e indiretamente títulos das Americanas em seus clientes e a vida segue, até a bomba estourar… Ahhhh mas é assim que o “mercado funciona”. Não tem inocentes nessa história! Investir conscientemente da trabalho, exige estudo e dedicação. Renunciar a isso é uma escolha.  Considere, avalie, mas não confie cegamente nem no emissor, nem no banco, nem no agente de risco e nem na auditoria. Quanto maior e mais influente são os nomes envolvidos (Lojas Americanas por exemplo), menos confiáveis são as opiniões de governos, bancos, auditorias, agências de riscos e etc… sobre esse.

Obrigado Lojas Americanas por ensinarem essa importante lição.

Então você está falando para focar nos títulos públicos? Não!

Governos também não são confiáveis. Lembre qual é o nosso governo (que também começou animado) e principalmente em qual país vivemos! Os Governos têm as batutas na mão e o poder da caneta. Governos podem nos passar para trás com o poder da lei! Calote, intervenção ou desvalorização da moeda são as práticas mais comuns….

E eu não quero que você invista nisso ou naquilo. O dinheiro é seu e você pode investir, brincar ou torrar como quiser. Estou nesse texto apenas sintetizando aprendizados importantes para que cada um possa montar uma carteira de investimentos conscientemente e que lhe conforte as noites de sono.

Bitcoin e Criptomoedas te protegem dos Governos, bancos e da falta de liquidez e de autonomia. Mas te expõem à volatilidade. Lembre disso na hora de montar a sua carteira de investimentos.

Equilíbrio, ponderação e canja de galinha não faz mal a ninguém.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin