O ano de 2022 convida a uma retrospectiva bastante negativa, e não estou com vontade de discorrer sobre Luna, Celsius, FTX e etc. Prefiro de mostrar o copo meio cheio do atual estágio do mercado.

Os retraços de 80% em valor do Bitcoin são uma funcionalidade e não um defeito. De tempos em tempos é necessário matar o mato, as ervas daninhas e os parasitas.

Os ciclos exuberantes do Bitcoin, 4 até o momento, trouxeram consigo o que há de pior na humanidade, trouxeram os golpistas, os oportunistas, os gananciosos e etc…

Pessoas que nunca deram valor para seu fundamento, são naturalmente expurgadas, justamente por não compreenderem a natureza do Bitcoin. Muito de nós viemos pelo dinheiro, e estamos aqui pela compreensão do valor, e fique ciente que o bear market é um teste necessário.

É na maré baixa que descobrimos quem está nadando pelado.

É no bear market, que faraós, sheiks e gigolôs do Bitcoin caem, que seus esquemas quebram.

O último, Sam Bankman-Fried e seu golpe de mais de USD 10 Bilhões de dólares,  foi a cereja do bolo para coroar o lindo trabalho realizado pelo Bitcoin no ano de 2022.

A queda não é apenas necessária, é um trabalho realizado nesses ciclos, e ele é lindo.

Sem eles, SBF estaria usando dinheiro de clientes para comprar mansões nas Bahamas, Claudio Oliveira estaria ainda aparecendo em programas do Amaury Jr e o Faraó certamente seria eleito deputado pelo estado do Rio de Janeiro.

É necessário agradecer à natureza desses ciclos. Ele cria a prosperidade e depois limpa os excessos, naturalmente. Sem intervenção governamental, sem banco central, sem advogados em suas festinhas de alcova com ministros do supremo em diplomação de presidente.

Bitcoin é a separação de estado e dinheiro e a ferramenta que eu, mero mortal, sem um cargo público, bancada legislativa ou amigos influentes em Brasília posso usar.

Lembro de escrever artigos para a Newsletter de 5 anos atrás, em que explicávamos a dualidade o Bitcoin. Se o preço está morro acima, aproveite para enriquecer, se o preço está morro abaixo, aproveita para fugir do que está por vir.

O que está por vir não é nada bonito, em especial no Brasil.

Sendo bastante sincero, no atual estágio do mercado, seria muito mais divertido uma aposentadoria precoce e um retorno triunfante no melhor estilo “Eu avisei”, logo após você realizar que o próximo governo vai de fato entregar tudo prometeu na campanha, mas não é isso que vamos fazer.

Por mais que o tom seja de falta de modéstia e ausência de humildade, por favor, não interprete assim! Entenda que estamos aqui não para alardear a desgraça, mas sim para servir aqueles que querem uma rota de fuga do caos fiscal e monetário.

Em 2023 estaremos por aqui como um farol que pisca a luz laranja para aqueles navegantes que buscarem o Bitcoin em meio à tempestade.

Não é raro sermos o ponto de chegada de novos Bitcoiners, que após um período por aqui, se fortalecem, estudam, entendem e partem por si. Temos muito orgulho disso, aliás, somos isso, o primeiro porto seguro para acolher aqueles que estão despertando.

Para o ano que vem, nesse exato momento, o cenário de preço não é exatamente animador, não há no curto prazo motivo para a maré virar. Apenas lembre que ela vira sem motivo ou aviso, apenas vira, enfim… Momento de novamente abraçar o urso de forma confortável e aconchegante.

No demais, desejo a todos boas festas, não esqueçam da mensagem do aniversariante do final do mês e um excelente ano de 2023, e ao melhor estilo Henrique Meirelles, BOA SORTE!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin