Sou paradoxal! Assim como você e toda a humanidade. Cada um com o seu cada qual ao seu melhor estilo. Meu estilo é uma combinação de ceticismo com otimismo. Em alguns momentos bastante volátil. Tento me agarrar ao otimismo e invariavelmente o choque de realidade me retorna para a minha origem cética e pragmática.

O momento eleitoral brasileiro me lembra a todo momento que sou cético. Difícil manter-me otimista, apesar de jamais perder as esperanças!

Muitos são saudosistas lembrando dos tempos melhores vividos quando da sua infância, mas cada um teve uma infância diferente em lugares e momentos diferentes. Temos no passado recente, em lugares diferentes histórias bonitas e aterrorizantes… Faz menos de 100 anos que tivemos as grandes guerras mundiais. Faz menos de 100 anos que existiam pestes que dizimavam povos. Faz menos de 100 anos que tivemos ditaduras pelo mundo. 100 anos não é nada perto da história da humanidade. 100 anos não é nada perto do futuro da humanidade. 100 anos é tudo para a esmagadora maioria dos seres vivos.

Esse passado longínquo e ao mesmo tempo recente ainda é presente. Não precisamos procurar muito para encontrar civilizações carregadas pelo ódio e cultivadas pela opressão e guerra. Temos atualmente, e sempre tivemos, e provavelmente sempre teremos: ditaduras, opressão e pestes acontecendo em algum lugar desse imenso pequeno planeta.

Pensando no Brasil de agora, onde temos um diabo se intitulando de Messias pregando o ódio ao hábil politico e comprovadamente bandido ex presidente Lula. Uma discussão de narrativas pautadas pela cegueira oriunda do ódio da população para ver qual é o menos odiado. O mundo paralelo do pseudo liberal Paulo Guedes que poderia ser chamado de Guido Mantega e do ponto de vista liberal chega a dar saudades do bandido Palocci. Nada daquilo que vemos é o que é na vida real quando o assunto é a disputa de poder. A questão não é a direita ou a esquerda, no papel tudo é lindo e funciona maravilhosamente bem. O problema é que na prática a teoria fica na teoria pois quem comanda são os seres humanos. Estou cético e incrédulo de como podemos estar vivendo nessa dualidade onde apenas esses dois seres desprezíveis são as únicas alternativas enxergadas por nós brasileiros. Não que as outras alternativas sejam magníficas ou desprovidas de defeitos. Mas por que insistimos no erro? Dizem que errar uma vez é ignorância, já insistir no erro é…

Uma vez que o executivo está fadado ao populismo intervencionista, seja quem for o eleito ou eleita nas eleições desse ano, vamos seguir com um congresso nacional eleito por nós nos corroendo pelos bastidores ou até mesmo diante dos nossos olhos. Tenho uma dúvida que não consigo responder sozinho, os congressistas já são eleitos mal intencionados ou o sistema é invencível e mesmo os bem intencionados são corrompidos? Sim, sou cético e não espero nenhuma grande revolução. Mas o meu ceticismo me permite enxergar que tudo é cíclico, inclusive meus ceticismos e meu otimismo. Em tempos maiores ou menores a roda gira e tempos melhores e piores virão. Retomo as esperanças, mas não abando no meu ceticismo…

Superando a filosofia interna, trazendo para o nosso contexto mais específico, para quem se dispôs a ler essa newslleter:

Dentre os cenários econômicos e políticos nacionais, com uma probabilidade elevadíssima arrisco a escrever na pedra que não fugiremos de seguir em um modelo populista, intervencionista e ineficiente (pode ser um pouco mais ou um pouco menos). Sendo assim cabe ao indivíduo tomar a iniciativa e as medidas necessárias para melhor conviver com isso.

Do ponto de vista de investimentos e patrimonial, esse são fatores de risco que jamais poderiam ser ignorados. Não se prenda apenas na volatilidade. Não se prenda apenas na polarização. Pense no presente, no médio e longo prazo. Posicione-se a respeito.

COMPRE BITCOIN

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin