Na newsletter passada eu escrevi para vocês que de acordo com minha bola de cristal o preço do Bitcoin tinha espaço para cai até os 24 mil dólares e que achava que ficaria nos trinta e poucos… Pareço estar errando o palpite por pouco, mas e agora?

Nessa semana um reforço conceitual de tudo que prego. Pouca gente lê, menos gente ainda coloca em prática e é necessário revisitar esses conceitos de tempos em tempos.

A frase é clichê, mas trata-se da mais pura e simples verdade.

Fortunas são acumuladas no Bear Market e realizadas no Bull Market.

O reset que estamos vivendo é tenso, doloroso e especialmente duro para quem não realizou lucros ao longo do caminho. Já foram N textos nesse espaço dedicados a convencê-los que lucro bom é lucro realizado.

Mas e agora? O sonho acabou?

Pode ter acabado se dessa vez for diferente de todas as outras (probabilidade muito baixa) ou podemos simplesmente estar repetindo mais um ciclo (probabilidade mais alta).

É fato que teorias como a Stock-to-Flow do Plan B e a teoria do superciclo do Dan Held se provaram erradas. Em perspectiva parece óbvio, mas quando estávamos no ciclo de euforia era fácil acreditar que o Bitcoin em 100 mil dólares era logo ali em frente.

Ao que parece, absolutamente nada mudou e a historia vai continuar rimando, ou seja, mais dia menos dia iremos morro acima.

Aqueles que abusaram e não gerenciaram seus riscos saíram com raiva e estão falando mal do Bitcoin, não do seu planejamento.

Aqueles que descobriram o Bitcoin a pouco tempo estão felizes com a oportunidade de “comprar barato”.

Aqueles que estavam esperando o Bitcoin cair para comprar não vão comprar porque o Bitcoin caiu demais e é “muito arriscado”.

Nada de novo sob o sol!

Como o objetivo desse texto é de fato ser repetitivo (com essa newsletter ativa é o segundo ciclo de baixa), vou contar o que eu chamo de gerenciar riscos (se você já está de saco cheio da minha ladainha dos cenários extremos, pare de ler por aqui).

Passo a passo:

  1. Desenhe o cenário mais provável para sua realidade.
  2. Modifique as variáveis de seu cenário para os extremos que você acha que NÃO vão acontecer.
  3. Se nos cenários de baixa probabilidade que você acha que NÃO vão acontecer você sobreviver ou até mesmo ganhar um pouco, parabéns, você desenhou uma carteira para sua realidade.
  4. Se em algum cenário extremo que você acha que NÃO vai acontecer quebrar as suas finanças, redesenhe sua alocação até parar no item 3.

É óbvio e evidente que quando você faz isso o resultado do evento de alta probabilidade que você acha que vai acontecer vai te remunerar MENOS do que remuneraria se você alinhasse todo o seu portfólio nesse sentido, mas vale o risco?

Quem em novembro de 2021 com Bitcoin em 69 mil dólares poderia dizer que ele foi a 26 mil com o dump da Fundação Luna tentando salvar um projeto experimental na espiral da morte?

O colapso da Luna até poderia ser encarada como uma atividade de relativamente alta probabilidade, mas lá em novembro a fundação não tinha 80 MIL FUCKING BITCOIN de reserva para serem vendidos a mercado. Essa realidade se construiu em 2022.

Para quem tem 10 Bilhões, perder 7 e ficar com 3 é ruim, mas o sujeito continua bilionário, vai sobreviver.

O cara que tem 100 mil Reais e foi de All-in influenciado pelo oba-oba e ficou com 30 mil pode precisar de um pouco mais de estômago para manter os famosos laser eyes (sim, eu sou um desses ridículos que usam laser eyes no twitter 😊).

IMPORTANTE: A fórmula dos cenários não é a mesma para todos, depende da realidade de cada um!

Mais um mantra para esse texto: Quem tem renda mensal em Reais deve usar a estratégia do preço médio e acumular o máximo que conseguir sem se machucar no cenário de desgraça.

Se os ciclos continuarem se repetindo (e não há nenhum indicador que dessa vez será diferente), você pode ganhar muito patrimônio.

Só mais três repetições e prometo que eu paro:

  1. Ninguém sabe em que fase do ciclo estamos!
  2. Análise técnica e análise onchain são horóscopo para iludir traders incompetentes. Todos sem exceção erraram em prever o atual caos.
  3. Em outubro tem eleição no bananal!

Grande abraço, fiquem muito bem!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin