Reservas internacionais são ativos em moeda estrangeira que atuam como uma espécie de seguro para um país fazer frente as suas obrigações e resistir a choques de natureza externa.

Uma das principais aplicações destas reservas é atenuar oscilações bruscas no preço da moeda local. Por exemplo, se o Dólar dispara, o Banco Central brasileiro pode vender seus ativos externos e comprar Reais, drenando liquidez e freando a desvalorização.

Após o início da guerra na Ucrânia, vimos que tais reservas são confiscáveis. Certo ou errado, o governo russo perdeu acesso a seus ativos no exterior. Como reação, publicaram duras críticas à credibilidade das instituições ocidentais e afirmaram estar estudando novos mecanismos para gerenciamento de seus ativos externos.

Por mais que a nova solução russa muito provavelmente envolva chineses, existe um outro ativo incensurável e inconfiscável que poderia ser utilizado. Por mais insano que possa parecer, o Bitcoin é um ótimo candidato.

Disse insano, não por problemas da moeda digital, mas sim pela mudança de pensamento que teria que ocorrer. Lembre-se que, mesmo com um mercado próximo a USD 1 trilhão, Bitcoin ainda é associado à fraude, lavagem de dinheiro etc… No entanto, já existem blockchains ou redes alternativas que utilizam Bitcoin com uma função muito semelhante à de reserva internacional, ou seja, para atenuar as variações de preço de suas próprias criptomoedas.

O blockchain em questão se chama Terra (nona rede em valor de mercado) e recentemente anunciou que irá comprar o equivalente a USD 10 bilhões em Bitcoin. A título de comparação, segundo o Banco Central, o Brasil possui entorno de USD 360 bilhões em reservas internacionais. O CEO e co-fundador desse sistema definiu essa iniciativa como a “abertura de uma nova era monetária baseada no Padrão Bitcoin”, em substituição ao atual Padrão Dólar. No momento em que eu escrevo, Terra já adquiriu mais de 35 mil Bitcoins ou quase USD 1,5 bilhões.

Esta rede (Terra) busca se posicionar como um meio de pagamento e para isso emite as chamadas criptomoedas estáveis, ou seja, moedas digitais que buscam ter seu preço fixo e atrelado a uma moeda nacional. Por exemplo, neste blockchain circula TerraUSD ou UST, em que 1 UST busca ser negociado por 1 USD (Dólar americano). Justamente para garantir essa paridade é que os Bitcoins devem ser utilizados.

Assim, se 1 UST estiver sendo negociado por menos do que 1 USD, TerraUSD serão recomprados com os Bitcoin, gerando escassez e corrigindo a distorção nos preços. Como você provavelmente notou, o mecanismo é idêntico ao utilizado por governos para controlar o preço de suas moedas nacionais.

De modo geral, a paridade tem funcionado. Observe no gráfico abaixo que variações de 1 centavo de dólar no preço do TerraUSD são extremamente raras.

Preço do TerraUSD (UST) em relação ao Dólar americano (USD). Fonte: CoinMarketCap.

Essa notícia de compra de Bitcoins tem muitos aspectos interessantes para nós investidores.

Primeiro, temos um comprador constante, que tirará mais de 200 mil Bitcoins do mercado em preços atuais, ou seja, possivelmente levando a um aumento no preço da criptomoeda. Lembrem-se que são criados somente 900 novos Bitcoins por dia.

Além disso, não é todo dia que ouvimos falar em “padrão Bitcoin”. Muito se fala do declínio do império americano e do dólar, mas qual padrão se sucederá? Basta que alguns países relevantes comprem a criptomoeda para que essa ideia não soe mais tão absurda.

E por fim, como a Guerra da Ucrânia demonstrou, confiar em outros países e instituições para armazenamento de suas reservas não é uma estratégia garantida. Garantido mesmo, só com matemática e criptografia, ou seja, só com Bitcoin.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin