Existe um perfil de pessoa que tem uma grande dificuldade com o Bitcoin e se você que lê esse texto se identificar, saiba que esse artigo não é uma crítica, apenas o relato de uma extensa observação ao longo dos anos trabalhando na indústria. Autoconhecimento pode te ajudar a entender se você faz parte desse grupo e eventualmente te ajudar a mudar, caso seja essa a intenção.

Vou falar sobre esse perfil porque se trata numericamente da maioria esmagadora das pessoas com quem tenho algum contato, e essas pessoas, infelizmente estão condenadas a sofrer um grande revés e muita dor em 2022.

Esse perfil se diz arrojado porque tem ou já teve contato com ações. Já foi mais falastrão, mas a chinelada que levou no portfólio em 2021 foi o suficiente para deixar o sujeito ligeiramente mais comedido na hora de se autoavaliar expert em investimentos.

Esse perfil sente frouxos de emoção quando vê um anúncio de um CDB acima de 100% do CDI, pois foi adestrado como um cãozinho a acreditar nos dados de inflação oficial e naquela máxima de que o “Tesouro e o investimento mais seguro que existe”, não contém a adrenalina quando vê um pré-fixado de 14%.

Esse perfil geralmente é passional com política. Seja vermelho, verde, amarelo ou cor de rosa, ele possui heróis no cenário político. Está disposto a defender com unhas e dentes, seja nos grupos de WhatsApp, seja nas redes socais. Via de regra, são pessoas boas, integras e cheias de boas intenções porquê de fato creem no que dizem ao defender o político X, Y e Z. Não existem fatos que demovam a pessoa de sua posição, sofre de uma miopia é seletiva movida pelo pavor e o medo do seu oposto, e esse pavor cega qualquer racionalidade.

Esse sujeito costuma dar credibilidade a imprensa que se alinha com seu espectro político e possui um ódio visceral pelo portal que defende o outro.

No tema investimentos, não gosta de passar uma imagem de pessoa insegura. Gosta de se afirmar e passar uma imagem de entende do tema. Esse sujeito costuma dar credibilidade aos “especialistas”, seja o gerente do banco, seja o agente autônomo de investimentos, seja ao gestor ídolo da rede social, ou até mesmo a Betina de biquini. Toda e qualquer “dica quente” que possa produzir resultado rápido é digna de ser investigada, mas na prática, pouco faz. São ávidos consumidores de conteúdo e grandes procrastinadores na hora de agir

São pessoas altamente influenciáveis, que se influenciam sem perceber. Quando olham para seu portfólio de investimentos, participaram da IPO do Nubank, possuem fundo de previdência em Reais e estão com o grosso do patrimônio em juros reais negativos em 120% do CDI, seja num CDB sem liquidez, seja emprestando dinheiro para políticos comerem lagostas via Tesouro Direto.

Esse sujeito vive chegando até mim com descrença e nariz torcido. Ele tem certeza de que “perdeu o bonde” do Bitcoin. Está estudando NFTs, “play-to-earn” e o próximo Bitcoin. Quando do contato, lhe falta humildade e lhe sobra um conhecimento superficial cheio de jargões, com a profundidade de um pires.

É refém do Santander, da XP e dos assessores engomados. Morre de medo, chega a sentir dor física ao se lembrar do amigo que comprou Magalu por indicação do gestor de fundo com nome de estado americano que fugiu para as montanhas e perdeu dinheiro, mas ufa… Não foi você!

Esse sujeito se engajará nas próximas eleições, publicamente ele xingará o juro alto porque ama o país e secretamente terá orgasmos com a SELIC na casa dos 14% a.a. em Reais e seus mais de 1% ao mês.

Esse sujeito não entendeu que o Real é um cubo de gelo derretendo e vive uma utopia, de que se seu candidato ganhar a história será diferente. Assumindo que de fato ele tenha Tesouro e CDB acima da SELIC, ele não percebeu que perdeu 20% de seu patrimônio em 2021.

Ele não entendeu que o futuro do Brasil está muito parecido com a Argentina, podendo dar uma guinada à Venezuela.

Ele não entendeu que 100 reais em 1994, na criação do Plano real, hoje são aproximadamente meros R$ 14. Ele prefere tirar um sarro do coleguinha porque o Bitcoin caiu de USD 69 mil para USD 40 mil, mas sofre de uma inveja que o corrói e maltrata.

São pessoas que se não tomarem uma atitude, em poucos anos irão acordar pela dor. Quando o patrimônio tiver se corroído em 80% despertarão, culparão governantes… Culparão o próprio Bitcoin, sempre haverá terceirização a responsabilidade porque jamais irão admitir que não fizeram absolutamente NADA para se salvar ao seu devido tempo.

Se você se identificou com essa descrição, relaxa, absolutamente ninguém sabe que você leu esse texto, fique tranquilo, você está com a maioria. A boa notícia é que há tempo de tomar uma atitude. A má notícia é que provavelmente você não vai, porque requer esforço.

Só quero que saiba que não, você não perdeu o bonde do Bitcoin, que ele é uma boa de salvação que pode resolver o problema do seu patrimônio e, principalmente, te libertar da ciranda da política brasileira. Não, não é tarde.

O Bitcoin não vai te deixar rico da noite para o dia, mas vai te libertar de uma corrida de ratos onde todos serão perdedores. Reflita e aja.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin