Queridos e estimados leitores, chegamos em nossa última newsletter desse agitado ano.
Como de praxe, quando chegamos nessas épocas, vou fazer uma breve retrospectiva e principalmente uma tentativa de provocação do que poderia ser a retrospectiva do ano que vem…
Em 01 de janeiro de 2021:
Consenso de Mercado: Inflação surpreende em maior alta desde 2016; Taxa Selic de país desenvolvido vai impulsionar a economia; Bovespa está uma pechincha; O dólar está caro; Imprimir dinheiro faz bem para a economia; Fique longe do Bitcoin e Criptomoedas; 2021 será o ano da Bolsa de Valores e a Renda Fixa morreu.
Consenso HashInvest: A inflação IPCA só está mostrando a pontinha do iceberg; Inflação real é muito superior ao IPCA; SELIC a 2% é anormal e desconexa da realidade brasileira; A bolsa brasileira apresenta um grande risco; o dólar está uma pechincha; Importantíssimo diversificar em ativos como Bitcoin e Hash5.
Em 10 de dezembro de 2021:
*Último dado disponível no momento em que escrevo esse texto.
Consenso de Mercado: Inflação surpreende e talvez não seja transitória; Taxa Selic em ascensão; Estagflação (crescimento econômico estagnado com inflação); Brasil é o país da renda fixa; proteja seu patrimônio indexando ao IPCA; O dólar está caro mas mesmo assim um pouquinho de investimento no exterior; Imprimir dinheiro faz bem para a economia; Bitcoin e Criptomoedas é o futuro desde que comprados pelos produtos oferecidos pelo Banco (péssimos fundos e ETFs); 2022 será o da Renda Fixa.
Consenso HashInvest: A inflação IPCA só está mostrando a pontinha do iceberg; Inflação real é muito superior ao IPCA; SELIC a 9,25% é anormal e desconexa da realidade brasileira; A bolsa brasileira apresenta um grande risco; o dólar está uma pechincha; Importantíssimo diversificar em ativos como Bitcoin e Hash5.
Antes de prosseguir, vale uma reflexão para àqueles que investem pensando em longo prazo e efetivamente em proteção patrimonial comparando os consensos de mercado e da HashInvest… Enquanto o consenso da HashInvest é um consenso de longo prazo e praticamente constante após um ano, o consenso de mercado aponta apenas a direção do vento de curto prazo tentando forçar seus clientes a girar a carteira para abocanhar em taxas e comissões. Na verdade o “mercado” não tem nenhum compromisso de longo prazo, pois o importante não é se comprometer no longo, pois apenas não destoar no curto é suficiente para os Bancões, corretoras e influencers de estimação.
Frase de uma influencer da Empiricus em sua rede social para justificar o fiasco de suas recomendações em 2021: “É um ano para se estar perdendo dinheiro mesmo, entende? Se você está ganhando muito, você estava com a carteira errada”
Desculpa Betina, mas não entendo!
Se você que chegou até aqui entende a Betina, pode parar de ler e simplesmente siga as recomendações de mercado! Afinal melhor perder com a maioria, não é mesmo?
Agora, se você não entende a Betina vale gastar um pouquinho de neurônios para um pensamento crítico em relação a sua carteira de investimentos. Você nunca vai extrair do seu gerente de banco, agente autônomo ou consultor de investimentos nada muito diferente do consenso de mercado. Para essa turma toda é melhor errar em conjunto do que se comprometer com o cliente. Pense nisso.
Não sou dono da verdade e não necessariamente todos os ativos são para todos. Não estou aqui fazendo nenhuma recomendação de investimentos e abertamente posso estar equivocado. Apenas estou tentando fazer uma provocação para que seja honesto consigo mesmo, assim como nós na HashInvest tentamos ser com os nossos clientes e leitores.
Em 2021 tivemos uma aceleração das impressoras de dinheiro mundo afora ao mesmo tempo em que superamos as barreiras de uma possível criminalização do Bitcoin e Criptoativos em vários lugares do mundo (Brasil e Estados Unidos inclusive).
Localmente seguiremos com o atual desgoverno e em 2022 teremos uma dose extra de emoções com as eleições majoritárias. Não existem salvadores da pátria e as alternativas que até agora se apresentam com alguma viabilidade não são muito animadoras. Reflita sobre a sua inflação pessoal, como foi em 2021 e o que VOCÊ espera para 2022 e compare frente aos rendimentos da renda fixa (infelizmente verá que não existe proteção ou blindagem contra a inflação em ativos tradicionais).
Critique os números absolutos frente ao cenário que você acredita ser mais provável. Será que o dólar está mesmo caro? Será que a renda fixa é a solução? Devo concentrar em ações? Quanto devo ter de Bitcoin e Hash5? Perguntas que apenas você poderá responder!
Desejo saúde, prosperidade e boas festas à todos;
e no front dos investimentos, coragem para enfrentar o consenso de mercado!
Até ano que vem