Em novembro passado completei 4 anos como gestor de recursos profissional e nessa jornada a interação com centenas de clientes e potenciais clientes me intriga muito. A minha principal dúvida é tentar compreender os motivos do porque as pessoas perdem patrimônio de forma voluntária, queimam dinheiro, jogam foram o seu suor sem ao menos lutar.

O que faz alguém investir num CDB de 200% do CDI que na prática destrói e corrói o patrimônio?

Porque diabos o sujeito compra um Tesouro Selic ou  tesouro IPCA que aniquila o esforço poupador?

Porque o grosso do volume de dinheiro dos poupadores no Brasil ainda está na caderneta de poupança?

Qual é a grande dificuldade de mudar?

Cheguei a algumas conclusões ensinadas pelo meu tempo trabalhando no íntimo das finanças das pessoas. A primeira conclusão é que o maior obstáculo para pessoas investirem seu dinheiro de modo a multiplicar o seus patrimônios é o medo.

O mesmo medo que segura uma mulher que apanha ao relacionamento abusivo, o mesmo medo que segura o funcionário infeliz a um emprego que destrói o seu emocional, o mesmo medo que impede uma pessoa a mudar de cidade mesmo vivendo em condições precárias de segurança…

Por óbvio que os exemplos acima citados são extremos, são medos e situações realmente dramáticas, mas em menor proporção, dezenas de pequenos medos moldam a inação e a procrastinação das atitudes em nosso dia a dia.

Esse medo deriva para um comodismo e de repente as pessoas estão conformadas com um status quo, com uma situação ruim ou péssima e se convencem que “não é tão ruim assim” num exercício de deixar para amanhã a atitude que deveria ser tomada no dia de hoje.

O medo gera o comodismo, somados eles fazem um filho chamado falsa esperança. E dessa falsa esperança surge o que chamei de terceirização da responsabilidade. As pessoas acomodadas e aprisionadas pelo medo esperam pelo salvador com uma solução pronta, uma autoridade que “sabe a resposta”, que “entende do assunto”.

O vazio íntimo criado com a terceirização da responsabilidade é preenchido por charlatões de todos os tipos. No tema investimentos, desde o piramideiro que promete rendimento e dinheiro fácil (equivalente ao pastor da igreja que saqueia seus fiéis) até excelentíssimo gerente do banco em seu terno caro e rolex no pulso (equivalente ao pastor da igreja que saqueia seus fiéis). Sim, eles cumprem o mesmo papel, o papel de autoridade que vai te salvar.

Vou me despedir desse maravilhoso e auspicioso ano de 2021 fazendo um convite para que você se planeje para 2022 e coloque em prática os seus planos, que você olhe para dentro de si e tome a decisão de fazer ao menos em parte do que deve ser feito, enfrentando o medo e fazendo aquilo que depois vai te parecer óbvio.

Aqui o convite evidente é para você entender os cenários de maior probabilidade no ano que se aproxima e ajustar suas contas, mas se você captou a questão do medo, comodismo e falsa esperança, você pode entender que não me refiro somente aos investimentos, muito do que está aqui pode e deve ser extrapolado para sua vida como um todo em várias dimensões de nosso cotidiano.

Creio que o segredo está em dar o primeiro passo. Por vezes o segundo será obrigatório dado o aparente caos promovido pelo primeiro. De repente, você está em constante movimento e uma sequencia de maravilhas acontecem em sua vida. O segredo é que não se deve terceirizar essa responsabilidade, manter-se em constante movimento é de sua e somente sua responsabilidade.

Livre-se da prisão do medo e não se deixe se abater pelo comodismo. Assuma o leme de sua vida e não terceirize a sua e somente sua responsabilidade aos falsos profetas e autoridades que não possuem outros interesses que não os próprios.

Para evitar mal entendidos, não me coloco como autoridade e profeta do Bitcoin aqui não, apenas entrego uma ferramenta para que caso você deseje utiliza-lo, o faça de forma fácil, segura e confiável. Proporções, percentuais e prazos é por conta de cada um, e aliás, friso que não precisa nem ser comigo.

Temos todos os motivos do mundo para crer que ao menos na dimensão dinheiro, o ano que chega será peculiar, isso dado o cenário eleitoral e econômico do país. Caso resolvam dar um primeiro passo na gestão de patrimônio independente do estado e quiserem nossa ajuda, estamos por aqui.

Desejo um excelente final de ano, um feliz natal e um fantástico 2022. Um forte abraço a vocês e suas famílias.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin