“Ain, as taxas do Bitcoin são muito altas”
“Ain, as transações de Bitcoin demoram demais”
“Ain, não tem como usar Bitcoin como meio de pagamento”
Sinto muito, mas choramingar esse tipo de coisa é muito 2015. E sim, pagamentos instantâneos em Bitcoin são possíveis. Já existem alternativas que permitem pagamentos instantâneos e a um custo extremamente baixo em Bitcoin. Estou falando da rede Lightning (raio em inglês).
De modo muito superficial, essa rede funciona como uma versão criptografada do caderninho das vendas/mercadinhos de antigamente.
Primeiro, as partes criam um “canal de pagamento”, ou uma “conta” depositando uma certa quantia de Bitcoin. A partir deste instante, as transações trocadas ajustam quanto cada um tem de direito do montante inicialmente depositado. Os Bitcoin não são efetivamente movimentados. Eles ficam parados na conta até que o “canal de pagamento” seja encerrado e cada um saque quanto lhe é de direito, ou seja, o saldo de todas as transações realizadas até ali.
Mas então seria necessário estabelecer um “canal de pagamento” com todo mundo que eu queira enviar/receber dinheiro? Na verdade, não.
O legal desse sistema é que ele consegue criar caminhos entre participantes não conectados diretamente. Por exemplo, se eu consigo mandar dinheiro para o João e o João pode mandar dinheiro para Maria, eu consigo mandar dinheiro para Maria usando o João como ponte, também de forma instantânea e barata.
Não existe uma métrica oficial do volume que esta rede movimenta porque os dados das transações são privados. No entanto, as informações públicas mostram uma grande adesão.
Por exemplo, já são mais de USD 111 milhões em Bitcoin depositados nestes canais de pagamento. Já são mais de 15 mil nós públicos que podem servir de ponte entre pessoas não conectadas diretamente.
A exchange australiana Bitaroo (que nem é relevante em termos globais) declarou recentemente processar pouco mais US$ 50 milhões por mês através deste sistema.
Os Bitcoins que os habitantes de El Salvador receberam do governo de seu país (equivalentes a mais ou menos USD 30,00), estão em carteiras próprias para este tipo de pagamento instantâneo. É muita gente.
Costumamos falar que existem desenvolvedores trabalhando para melhorar o Bitcoin e as criptomoedas. Pois bem, os resultados vão aparecendo. Quando a galera que gosta de reclamar finalmente entender que os tempos mudaram, os preços serão outros.