Tradução livre do Financial Times, do artigo de Simon Rabinovitch, que pode ser lido nesse link aqui.

Shangai, 5 de dezembro de 2013

A China proibiu seus bancos de lidar com transações de Bitcoin, depois que a demanda crescente de investidores chineses ajudou a impulsionar uma valorização de 5.000 por cento na tão alardeada moeda virtual neste ano.

Pequim não chegou a proibir o Bitcoin e disse que os indivíduos são livres para comprá-lo e vendê-lo por sua própria conta e risco, mas destacou o que disse serem perigos associados a ele, incluindo lavagem de dinheiro e criminalidade.

O país é responsável por cerca de um terço das transações globais de Bitcoin e BTCChina se tornou a maior bolsa de Bitcoin do mundo em volume de negócios no mês passado.

“Embora haja pessoas chamando-o de ‘moeda’, ele não é emitido pela autoridade monetária, não possui os atributos de uma moeda, como reembolso legal e capacidade de execução”, disse o Banco Central da China em um comunicado.

“Julgado por sua natureza, o Bitcoin é um tipo particular de produto virtual. Não tem o estatuto legal de uma moeda e não pode e, além disso, não deve ser permitida a circulação no mercado como uma moeda.”

A medida coloca Pequim em desacordo com alguns outros banqueiros centrais importantes, incluindo Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA, que fez mais barulho positivo sobre as moedas virtuais, argumentando que elas podem ser úteis se a lavagem de dinheiro puder ser evitada. Em julho, a Tailândia se tornou o primeiro país a banir totalmente o Bitcoin.

Nenhuma grande instituição financeira ainda esteve envolvida no comércio de Bitcoin na China, mas os fornecedores online nas plataformas do grupo de comércio eletrônico Alibaba começaram a usá-lo, assim como o Baidu, o líder do mecanismo de busca na Internet.

O valor do Bitcoin no BTCChina despencou 10 por cento de quase Rmb7000 por unidade para Rmb6300 dentro de uma hora após o aviso do governo chinês. Na bolsa de valores americana BTC-e, o preço caiu 11%, para US $ 945, de um fechamento de quarta-feira de US $ 1.063.

Bitcoin

O aumento da negociação na moeda virtual descentralizada atraiu a atenção dos reguladores

Os reguladores chineses observaram três riscos principais. Primeiro, eles disseram que o Bitcoin era um investimento inseguro porque a quantidade em circulação é pequena e pode ser facilmente controlada por especuladores, tornando-o altamente volátil.

Em segundo lugar, por ser um produto amplamente anônimo com poucos controles, eles disseram que o Bitcoin facilita a lavagem de dinheiro e pode ser usado para apoiar o terrorismo.

Terceiro, eles disseram que havia o risco de ser usado por organizações criminosas, observando que o Bitcoin havia sido usado internacionalmente para a compra de drogas e armas.

“Estipulamos claramente que, no momento presente, todas as instituições financeiras e de pagamento não podem desenvolver nenhum negócio relacionado ao Bitcoin”, disse o Banco Central. Os reguladores disseram que qualquer site que servisse como plataforma para transações Bitcoin teria que fornecer informações detalhadas sobre seus usuários e relatar qualquer atividade suspeita.

O Banco Central disse que continuará monitorando as tendências e riscos do Bitcoin, acrescentando que também se concentrará na educação do público. “Vamos orientar as pessoas a entenderem corretamente o conceito de moeda, bem como a teoria de investimento”, disse.

 Minha singela observação aos leitores da Newsletter HashInvest:

Meu objetivo aqui é te provar que o medo, incerteza e dúvida é reciclado, cíclico e não encontra fundamento na realidade dos fatos.

O Bitcoin não pode ser banido. O que vai acontecer nos próximos anos após o banimento Chinês de 2021 será uma releitura do que aconteceu após o banimento Chinês de 2013.

A história não se repete, mas rima. Posicione-se de acordo.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin