Wikipédia: Manipulação de mercado é a tentativa deliberada de interferir com o livre e esperado comportamento do mercado financeiro. Ela geralmente ocorre ao se criar eventos falsos ou artificiais que interfiram no valor de determinado ativo financeiro.

No Brasil a manipulação de mercado é um crime contra a ordem financeira. Segundo o art. 27-C da Lei 6385/1976, cuja redação foi alterada pela Lei 13506/2017, a manipulação de mercado financeiro é definida como: Realizar operações simuladas ou executar outras manobras fraudulentas destinadas a elevar, manter ou baixar a cotação, o preço ou o volume negociado de um valor mobiliário, com o fim de obter vantagem indevida ou lucro, para si ou para outrem, ou causar dano a terceiros. A manipulação de mercado também é considerada infração administrativa, regulada pela CVM na Instrução n. 08/1979.

O assunto veio à tona na última semana quando, nos Estados Unidos, um grupo organizou através de um fórum da rede social Reddit, uma operação coordenada que levou as ações da empresa GameStop, uma tradicional rede de lojas de videogame considerada pelos engravatados como fadada à falência, a uma valorização de mais de 20x em menos de 30 dias. O resultado: muitos fundos de investimentos que apostavam contra a GameStop tiveram prejuizos bilionários.

A mão invisível bloqueou a compra e acesso dos pequenos nas corretoras para tentar minimizar os impactos (Livre Mercado?). Uma pequena, mas não irrelevante, observação foi o fato do homem mais rico do mundo ter publicado em seu twiter um link para o fórum no Reddit onde tudo começou. Esse episódio já tem sido batizado como a Primavera de Wall Street ou revolta das formigas. Segundo alguns dos participantes a ideia original era dar o troco aos responsáveis pela crise de 2008 e que nunca foram responsabilizados (sim, Wall Street).

No Brasil, na esteira das novidades que chacoalharam Wall Street, tivemos um movimento semelhante (de proporções bem menores) com as ações do IRB, onde em poucas horas se formou um grupo com mais de 10.000 pessoas no Telegram, levando as ações do IRB a se valorizarem em determinado momento do dia 28/01/2021 em 18%.

Um dos criadores do grupo alega que a movimentação do dia 28/01/2021 não foi decorrente de compras realizadas pelo grupo, mas sim uma reação do temor dos grandes fundos quando souberam da criação do grupo.

Assim como nos Estados Unidos, o objetivo segundo um dos criadores do grupo era democratizar e igualar o mercado entre grandes investidores profissionais e os pequenos individuais. A escolha pelo IRB foi pelo fato de ser considerada uma boa empresa e a mais manipulada pelos grandes no momento.

É fato e notório que a união dos plebeus encontrou uma forma de confrontar os engravatados de Wall Street ou até mesmo os “Faria Limers”. Diga-se de passagem, olhando de fora fica difícil saber se essa turma ficou mais procupada com as perdas financeiras pontuais ou com o fato de não serem mais os únicos privilegiados a poderem manipular ou interferir de alguma forma no mercado financeiro. Obviamente, essa turma sempre teve de manter maiores discrições. Me lembrou muito as Série Billions, novelinha à parte, a série é muito boa e recomendo ;-).

Os reguladores de plantão, além de utilizarem das mãos invisíveis, agora tem mais dois novos pepinos da era digital para digerir:

Movimento coordenados de grandes grupos, de forma 100% pública e aberta, se trata de manipulação de mercado? Certamente dentro destas milhares de pessoas temos objetivos que podem divergir. É revolução ou é investimento? Quem poderia ser responsabilizado?

Qual o poder e limites para as redes sociais? A sociedade ainda está aprendendo a viver e conviver nessa nova era digital…

Alguns ou muitos participantes da revolução que entraram com a tentativa de ganhar dinheiro com o movimento muito provavelmente terão suas expectativas frustradas. Ainda terão prejuízos. Passado o movimento que inflou determinados preços, os mesmos tendem a voltar à normalidade e não permanecerão inflados eternamente. Os revolucionários saem vitoriosos como uma batalha vencida e os acionistas originais sorrindo de orelha a orelha por terem aberto uma porta de saída. Perdem osespeculadores e principalmente os fundos que estavam com posição vendida para aquele período.

Nós no mundo das Criptomoedas ficamos acompanhando de camarote. Uma das grandes críticas ao Bitcoin é que por falta de regulação os preços podem ser manipulados. É verdade que como o mercado do Bitcoin é ainda novo e relativamente pequeno, alguns movimentos podem ganhar força e aumentar a volatilidade, porém sempre retornando a sua trajetória de valorização em longos períodos. Assim como também é verdade que seja Bitcoin, seja ação em qualquer bolsa de valores do mundo, infladas ou murchadas artificialmente também acontecem de forma recorrente. Às vezes até provocadas pelos governos, como temos visto em 2020 e promete ser em 2021…

O resumo: quando a bolha infla, sai ganhando quem já estava no ativo anteriormente. Quando a bolha estoura, o especulador imediatista que perde. Quer liberdade, autonomia do seu dinheiro, sair do alcance da mão invisível e fazer parte dessa história => compre Bitcoin.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin