Basta estar vivo para correr risco.

O risco é inevitável e está presente na vida de todas as pessoas, inclusive das mais conservadoras.

Muitos tipos de risco aprendemos a conviver desde pequenos e nem o notamos ou simplemesmente o ignoramos (ficar parado, andar na rua ou assistir uma partida de futebol por exemplo).

Outros tipos de risco normalmente nos deixam mais apreensivos e nos forçam a fazer escolhas. Saltar ou não de paraquedas? Fazer um passeio em um avião de acrobacias? Mergulhar com tubarões? Certamente para a maioria de nós essas são perguntas em que refletiríamos um pouco, mesmo que inconscientemente, antes de tomarmos alguma decisão.

A verdade é que a rotina nos torna mais propensos a aceitar com naturalidade alguns tipos de riscos. Um paraquedista profissional certamente não pensa todos os dias nos riscos e perigos de saltar de paraquedas… Assim como eu não penso todos os dias nos riscos de atravessar a rua para ir até a padaria… Não significa ser imprudente, significa que os riscos são tão conhecidos e naturais que podemos agir com naturalidade e conviver com eles em harmonia.

Cuidar dos seus investimentos é cuidar do seu patrimônio financeiro.

Apesar de ser um tanto quanto óbvio quando escrito de forma direta, não é tão usual em nosso país: Tão importante quanto saber ganhar dinheiro é saber cuidar do dinheiro que conquistou.

Infelizmente, dinheiro não nasce em árvores e nem existem galinhas que botam ovos de ouro.

O trabalho é suado e com dedicação que se conquista a remuneração. Cuidar da conquista deveria ser parte da rotina, mas para a grande maioria não é.

Onde eu quero chegar?

Primeiramente, delegar ao seu gerente do banco que cuide dos seus investimentos não é uma coisa muito inteligente a se fazer (me desculpem os gerentes dos bancos, mas todos sabemos que as comissões variam de acordo com os interesses do banco e não do cliente). Por último, você até pode usar o seu banco como veículo para seus investimentos, porém acompanhar e entender o que está sendo feito dele é uma obrigação sua.

Cuidar do seu dinheiro deveria ser rotina!

Sim, cuidar do dinheiro deveria ser rotina. Não é tão complexo quanto os “especialistas” tentam te vender. Profissionais independentes e habilitados podem lhe orientar. Quando você conhecer um pouquinho do assunto, mas um pouquinho mesmo, eu posso lhe assegurar que a rotina permitirá que você corra riscos; riscos calculados e planejados. Basta dar o primeiro passo que as chances de um lindo horizonte financeiro podem se multiplicar. Isso é uma bela assimetria de risco retorno. Até me fez lembrar do Bitcoin

Bons investimentos

 

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin