O Brasil não é para amadores. Quem já ouviu esta frase? Esta é uma frase muito repetida no mundo do empreendedorismo nacional. Eu costumo brincar que o Brasil não é nem para amadores e nem para profissionais. Isso no fundo representa todas as dificuldades e entraves que nossos bravos desbravadores enfrentam para criar, inovar e empreender no nosso querido Brasil. Essas dificuldades são barreiras de entradas de empresas estrangeiras e tambem um forte impulsionador de exportação do nosso capital intelectual e também financeiro.

Empreender e gerar desonvolvimento, oportunidades e riqueza. Muito se fala em simplificação tributária e outros incentivos, mas na prática o que chega ao empreendedor em geral? A insegurança jurídica e a eterna “criminalização” do não regulado também funcionam como obstáculos aos profissionais. Convenhamos que inovações não nascem reguladas… precisam ser incentivadas, desenvolvidas, entendidas e então reguladas. Essa á uma ordem imutável dos fatores.

O caminho é longo… mas além de uma simplificação tributária, redução de custos e burocracias para abrir e fechar empresas, acesso inteligente ao capital de risco e muito investimento em educação, precisamos de uma cultura que promova a inovação e o empreendedorismo. Não defendo uma anarquia e nem que isso sirva de brecha para atos ilícitos… O ilícito tem que ser reprimido e punido exemplarmente. Entretanto o lícito, ainda que não regulado, deveria ser incentivado e reverenciado. Se evoluir então regulado…

Os empreendedores já navegam em mares revoltos. Se arriscam, investem tempo e dinheiro. Geram empregos, renda e oportunidades. Lutam por um mundo melhor. O mínimo que a sociedade e governos deveriam fazer seria apoiá-los, incentivá-los e torcer para que consigam se manter  a bordo. Infelizmente, no Brasil essa ainda não é a nossa realidade, mas seguimos em frente… Podem encarar meu texto de hoje como um desabafo, um chororo, mas infelizmente é a pura realidade.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin