O ser humano é uma espécie muito peculiar, disso ninguém duvida… Muitos seres desta espécie passam uma vida inteira em busca do autoconhecimento; muitos falham nesta empreitada! Esse campo de pesquisa explica como nossas emoções e comportamentos influenciam em nossas decisões, inclusive financeiras. Quanto melhor o seu autoconhecimento, melhores serão as suas decisões de investimentos. Digo isso pelo menos pelo seu lado emocional… Sua carteira estará melhor adequada ao seu perfil e os seus limites de risco estarão sempre em harmonia. Não necessariamente o desempenho da sua carteira será o melhor…

Fundamentos, na minha humilde opinião, deverão ser sempre considerados em um investimento sério e planejado. Boatos, análise técnica, youtubers, influencers e etc são o símbolo máximo de uma aventura financeira. Ou seja, uma análise perfeccionista e detalhada dos fundamentos leva necessariamente a uma carteira vencedora? Não necessariamente, pelo menos no curto prazo. Assim como você (e eu também) tem emoções, os mercados financeiros também têm muitas emoções. Muitas vezes, por mais que tentemos explicar racionalmente, essas emoções inexplicáveis dominam o cenário até a normalidade (fundamentos) se restabelecer. Se o autoconhecimento é tarefa difícil, imagine dominar a “TPM” do mercado…

Crises são “TPMs”. Estamos em uma baita “TPM”. E como “TPMs” são imprevisíveis e com emoções muito afloradas, na maioria das vezes a realidade (economia real) fica desconexa dos mercados financeiros. A Bolsa de Valores de São Paulo vem numa ascendente fenomenal nos últimos pregões. Acho ótimo. Algumas Bolsas de Valores pelo mundo já recuperaram seus patamares pré-COVID19. Acho ótimo. Mas a economia real continua apontando para recessão (ou depressão) econômica, desemprego crescente e uma quantidade enorme de empresas e países quebrando. Nos Estados Unidos da América, junto com os trilhões de liquidez injetados pelo FED (Banco Central dos Estados Unidos) veio pela primeira vez um mês com criação de empregos. Ótima notícia, porém ainda muito pouco perto dos empregos que foram destruídos em poucos meses. Emoções e sentimentos positivos lá fora, aliados a uma liquidez de incentivo, tem sustentando a alta das bolsas. Acho ótimo. A pergunta de um bilhão de dólares é até quando? Quanto tempo durará esta “TPM” e como estarão os fundamentos depois da tormenta?

Minha melhor sugestão não poderia ser outra se não: desenvolva o seu autoconhecimento, tenha uma carteira equilibrada e diversificada para atravessar os possíveis cenários para os fundamentos futuros… Durma tranquilo! O exercício de adivinhação para surfar a onda das emoções da “TPM” do Mercado Financeiros pode tirar o seu sono. Cuidado com o efeito manada! Se aventure, dentro dos seus limites e das suas emoções. Uma noite de sono não tem preço!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin