Voltar
Hash News - Notícias Rápidas

Wall St. a caminho dos Criptoativos

Postado em 13/05/2020

Nome do Autor hashnews

Paul Tudor Jones, um estrelado gestor de hedge funds de Wall St. se tornou o mais novo defensor do Bitcoin.

Paul foi à CNBC (emissora de TV americana especializada em finanças 24h por dia) dizer que tem 1 a 2% de seu patrimônio em Bitcoin.

Mais dia menos dia o dinheiro institucional vai chegar.

Veja outros artigos

Os avanços tecnológicos das criptomoedas em 2023

Os avanços tecnológicos das criptomoedas em

Os avanços tecnológicos das criptomoedas em 2023 

Como “Final de Ano” só é “Final de Ano” se tiver 123.545.323 diferentes tipos de Retrospectivas não solicitadas, resolvi fazer a minha parte para garantir dezembro sem surpresas. Como esperado também, vou falar sobre os avanços das criptomoedas e blockchains com um viés mais técnico. 

Do ponto de vista global, a grande tendência é no sentido de deixar os blockchains e as criptomoedas invisíveis para o usuário final e até mesmo para os desenvolvedores, o que faz muito sentido para ambas as partes. 

Para o usuário, não faz muita diferença se uma transação foi processada na rede Ethereum, Bitcoin ou Chainlink. Ele quer saber simplesmente que o dinheiro chegou ao destino com segurança e rapidamente.  

Para os desenvolvedores, era preciso decidir cedo ciclo de desenvolvimento de um projeto qual seria o blockchain utilizado. Esta decisão impactava tanto na segurança, quanto na velocidade de processamento das transações e no público que teria acesso à solução. Ao abstrair o blockchain do desenvolvimento, estas dificuldades são resolvidas.  

Por isso, este movimento que é chamado de “Abstração de Blockchain” (chain abstraction) é tão promissor e é o resultado do avanço em diversas áreas. Por exemplo, está muito mais fácil e seguro transferir valores entre diferentes redes e muitos blockchains já são considerados “compatíveis” entre si, ou seja, não é mais necessário desenvolvimentos específicos para cada um deles.  

Além disso, o grande avanço em 2023 foi a popularização do processamento de transações fora dos blockchains. Nesta nova arquitetura de sistema, os blockchains passam armazenar somente um “resumo” de todas as transações ao invés de todo o histórico. Isto, além de facilitar a vida dos desenvolvedores ao criar uma solução agnóstica ao blockchian, também tem potencial para baratear as operações para o usuário final. Só para futuras referências, esta solução tem um nome bastante curioso de “enrolados de zero conhecimento” (zero-knowledge rollups). 

Em 2023 também tivemos as atualizações na rede Ethereum que permitiram aos usuários efetuarem saque das contas que ajudam a deixar este blockchain seguro. Estas operações estavam suspensas desde a grande atualização feita na rede em setembro de 2022 e são um passo importante na sequência de melhorias previstas para o Ethereum e que devem se estender até pelo menos 2030. 

No Brasil, depois de anos de especulação, a grande novidade foi o lançamento do Real Digital usando a tecnologia do blockchain. A moeda digital vai se chamar DREX e se concentrará em operações de maior montante financeiro, como compra de imóveis, carros, empréstimos e até Títulos do Tesouro. O consórcio responsável pelo desenvolvimento e teste conta com as maiores Instituições Financeiras do país e o Banco Central e já realizou mais de 700 transações que buscaram simular operações financeiras de varejo e atacado. Espera-se o lançamento deste produto para 2024 e o Banco Central também está prometendo a integração com blockchains abertos, como Ethereum, BNB Chain, Avalanche, Cardano, Solana. 

Um ótimo fim de ano a todos e em 2024 estamos e volta, falando sobre a tecnologia das criptomoedas e do blockchain e torcendo por melhores preços. Até! 

Responsabilidade fiscal, Bitcoin e a Inteligência Artificial

Responsabilidade fiscal, Bitcoin e a Intelig

Para a última newsletter do ano, fui fazer um breve exercício com um dos fenômenos de 2023. Utilizei um aplicativo de inteligência artificial, que em 2023 ficou disponível aos reles mortais na palma de nossas mãos, para que discorresse sobre o Bitcoin e a responsabilidade fiscal dos países. Minha intenção inicial era apenas de buscar inspiração para demonstrar como o Bitcoin e a tecnologia blockchain publicamente distribuída podem contribuir com a sociedade de forma geral e coletivamente, não apenas na proteção patrimonial individual.

Antes de apresentar o texto que foi “cuspido” literalmente em segundos, vale a ressalva de que a Inteligência Artificial é alimentada apenas por dados e requisitos técnicos e é desprovida de emoções, sentimentos e ideologias. Lendo o texto, tive a nítida sensação que poderíamos substituir nossos nobres deputados e senadores por uma IA seguida de plebiscitos online registrados em uma blockchain. O que falta aos nossos legisladores e executivo é vontade de fazer o bem, pois o caminho hoje é conhecido e disponível para todos, até para mim.

Sem mais delongas, segue o texto da Inteligência Artificial na íntegra e sem edições, de como o Bitcoin pode ajudar na responsabilidade fiscal dos países, maior arma contra o pior e mais maligno dos impostos chamado inflação: 

“O Bitcoin, como uma moeda digital descentralizada e baseada em tecnologia blockchain, pode ter um papel importante no comprometimento dos governos com a responsabilidade fiscal. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o Bitcoin pode ajudar nesse sentido:

1. Transparência: A tecnologia blockchain do Bitcoin permite que todas as transações sejam registradas de forma transparente e imutável. Isso significa que os gastos do governo podem ser facilmente rastreados e auditados por qualquer pessoa. Com essa transparência, os governos são incentivados a serem mais responsáveis e a prestarem contas de seus gastos.

2. Redução da corrupção: A transparência proporcionada pelo Bitcoin pode ajudar a reduzir a corrupção governamental. Como todas as transações são registradas na blockchain, é mais difícil para os funcionários públicos desviarem recursos ou se envolverem em práticas corruptas. Isso pode levar a uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e a uma maior confiança dos cidadãos no governo.

3. Eficiência nos pagamentos: O uso do Bitcoin pode tornar os pagamentos do governo mais eficientes e rápidos. As transações em Bitcoin podem ser processadas de forma quase instantânea, eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo os custos associados aos sistemas tradicionais de pagamento. Isso pode resultar em economias significativas para o governo e em uma melhor gestão dos recursos públicos.

4. Proteção contra inflação: O Bitcoin é uma moeda digital com oferta limitada, o que significa que não pode ser inflacionado arbitrariamente pelos governos. Isso pode ajudar a proteger a economia de um país contra a inflação descontrolada e garantir uma política monetária mais responsável. Os governos são incentivados a manter uma política fiscal responsável para evitar a desvalorização da moeda e a perda de confiança dos investidores.

5. Acesso financeiro inclusivo: O Bitcoin pode ajudar a promover a inclusão financeira, permitindo que pessoas sem acesso a serviços bancários tradicionais possam realizar transações financeiras de forma segura e eficiente. Isso pode ajudar a reduzir a desigualdade econômica e permitir que mais pessoas participem da economia formal, contribuindo para um crescimento econômico mais equitativo.

No entanto, é importante ressaltar que o Bitcoin não é uma solução mágica para todos os problemas fiscais dos governos. Existem desafios e limitações associados ao seu uso, como a volatilidade de seu valor e a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada. “   

Boas festas e um excelente e próspero 2024

Futurologia e conversa fiada

Futurologia e conversa fiada

O ano de 2023 foi muito interessante e marca a virada do urso para o touro nos meses recentes. Lembre-se que essa virada não é uma chave, não se identifica quando se acorda um belo dia dizendo “o bear market acabou”. Essa conclusão é tirada a partir da materialização de uma sequência de fatos observada em perspectiva, e sendo assim, mais de 140% de valorização no Bitcoin e mais de 85% de valorização no Hash5 confirmam essa narrativa.

              Para 2024 temos bastante água para passar debaixo de nossa ponte, com coisas promissoras e coisas sombrias no radar. Palpitar eventos futuros é sempre um exercício arriscado, pois a probabilidade de estar errado é sempre significativamente alta. Feito o disclaimer, vamos lá aos meus palpites.

ETFs

              Wall Street já dá como certa a aprovação de uma dúzia de ETFs spot de Bitcoin já para janeiro de 2024. Está no preço? Não está no preço? Haverá um “dump” ao estilo “compre a notícia e venda o fato” ou haverá um FOMO descontrolado para entrar? Não vou chutar o palpite de curto prazo.

              Minha previsão é que defato sejam liberados os ETFs e que no longo prazo, os ETFs spot serão o veículo preferido das instituições que buscam exposição ao Bitcoin de maneira pouco burocrática e regulada pelo governo. Não tenham dúvidas de em que isso acontecendo, a tendência é que bilhões e mais bilhões fluam anualmente para o nosso mercado.

              A parte feia e sombria dos ETFs é que a partir do momento que existe o tal “veículo regulado pelo governo”, as demais alternativas passarão a ser perseguidas. Bitcoin em ETF é Bitcoin censurável pelos governos e isso é bom… somente para os governos.

              Já existem até mesmo conversas de que Bitcoin em ETF terá incentivo de impostos menores e Bitcoin em auto-custódia será taxado com grandes alíquotas sobre ganho de capital. Ninguém faz a menor ideia se isso vai para frente ou não, mas já tem projeto de lei no senado americano promovido e financiado por lobistas banqueiros querendo facilitar a vida dos amigos do rei e dificultar a vida do plebeu comum que tem seus Satoshis em casa. Veremos.

Halving

              Nessa altura do campeonato imagino que você já saiba como são emitidos novos Bitcoin, logo não vou explicar pela centésima vez… Hoje são emitidos 6.25 novos BTC a cada 10 minutos (aproximadamente).

              É previsto que em Abril de 2024 ocorra o Halving, ou seja, o corte pela metade na emissão de novas moedas, para 3.125 novos BTC a cada bloco minerado.

              Os entusiastas do Halving alegam que, com a diminuição da oferta o preço tende a subir. Some a diminuição da oferta com a demanda promovida pelos ETFs e veja a mágica da multiplicação de preços acontecer.

              Os menos emocionados afirmam que o volume de negociação diário nas exchanges e balcões OTC é tão grande que a emissão de novos BTC é irrelevante, sejam 6 ou 3 a cada 10 minutos, perto do volume transacionado diariamente, a emissão é estatisticamente irrelevante.

              Eu como bom palpiteiro acho que a verdade está no meio termo entre os promissores e os sombrios e que de fato, no longo prazo, os otimistas estão mais certos, só não concordo com a base de tempo, que em minha opinião será muito mais dilatada. Sendo claro, creio sim que haverá um efeito de aumento de demanda promovido pelos ETFs a ser somado com a escassez programada de um novo Halving que fatalmente vai pressionar preços para cima, lentamente e não do dia para a noite.

CBDCs

              Aqui é tudo sombrio e nada promissor. As “Central Bank Digital Currencies” são instrumentos de censura e totalitarismo estatal.

              Governos vendem suas criptomoedas estatais como sendo o “bitcoin do bem que é garantido pelo governo”. Elas de fatos possuem muitos dos atributos do Bitcoin, exceto o que dá valor a ele, a sua incensurabilidade.

              CBDCs vão permitir taxas de juros variáveis conforme seu score social. Se vpcê xinga o STF em rede social você tem juro negativo, se faz o L você tem juro positivo, por exemplo… Se extrapolar sua cota de carne mensal, suas CBDCs somente poderão ser usadas para comprar farinha de grilo…

              Não estou dizendo que vai acontecer amanhã, estou exagerando e sendo extremista para ilustrar de forma lúdica as possibilidades tirânicas que serão habilitadas com essa maligna tecnologia vendida como linda e cheirosa para você.

              Em 2024 elas começam a dar as caras na rua, aqui no Brasil ela se chamará DREX. Fique o mais longe possível desse lixo tóxico que você conseguir.

ATH

              A história não se repete, mas rima. Como escrevi no início do texto, 2024 começa em estágios inicial de um Bull Run.             Não existe como saber se de fato o Bitcoin e o Hash5 vão romper máximas históricas, mas já vimos filmes bastante parecidos no passado.

              Eu acredito que, em não havendo eventos catastróficos em nosso mercado (como por exemplo, um eventual colapso do Tether ou coisa parecida) a tendencia é vermos a moedinha laranja romper máximas históricas em um novo ciclo de prosperidade.

              Esse é o ciclo dos institucionais, não sei quanto tempo vai durar e nem se estou correto, mas ainda acho que antes do “padrão Bitcoin” ainda haverá mais um ciclo, o dos governos.

              Aproveite o ciclo dos institucionais, que tende a fazer o ciclo anterior tão pequeno quanto o ciclo de 2021 fez parecer o 2017, assim como o de 2017 minimizou o de 2013…

Vira Casaca

              Posso praticamente cravar que em 2024 você vai ver grandes mudanças de narrativa a cerca do Bitcoin. Críticos, detratores, Farial Limers e jornalistas comentaristas vão todos subitamente morrer de amores pela moedinha laranja.

Eles não serão iluminados por São Satoshi, serão apenas comprados e remunerados por BlackRocks e Fidelitys da vida. Como o Bitcoin está sendo financializado e tomado de assalto pelos amigos Rei, haverá necessidade dessa campanha.

              De repente, seu gerente do banco que mandava você ficar longe da pirâmide amaldiçoada que só serve para financiar o terrorismo vai te recomendar ter alocação em Bitcoin porque agora o sistema está maduro e nas mãos de “profissionais”.

              Vai ser engraçado usar o histórico de prints dessa mesma turma. Enfim, o saldo disso será positivo, em especial para o preço. O Bitcoin passará de vilão a mocinho, desde que em custódia censurável, o que vai colar com muito otário por aí.

Cooptação do ecossistema

              Uma possibilidade não desprezível é que o conjunto de leis e regras a serem criadas aniquile pequenas empresas e seja apenas favorável aos grandes negócios.

 A consulta pública do banco Central dá algumas pistas dos mecanismos que serão utilizados para cooptar o sistema, como por exemplo a imbecil e esdrúxula ideia de um “fundo garantidor de crédito” para investimento em Criptomoedas. A pergunta é, se a custódia é não fracionária e o custodiante precisa ter 100% dos fundos, porque diabos é necessário um “Fundo Garantidor de Crédito”. Aliás, nem existe o conceito de crédito, a não ser que comecem a operar em modo pirâmide, ops, quer dizer, do modo como os bancos operam hoje.

              Outra carta na manga será a exigência de autorização específica do banco central e o requisito de capital. Se “bem” desenhado pelos burocratas com segundas intenções, 100% do mercado fica exclusivamente para os bancos.

              Só faltou combinar com os russos… O Bitcoin é incensurável e a depender do conjunto de regras vai acontecer aqui o que aconteceu em TODOS os lugares onde algo parecido foi feito, o mercado negro florescerá.

              O mesmo vale ao redor do globo…

Um novo El Salvador

              Em 2024 mais alguma nação irá adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, assim como fez El Salvador.

              Com a apreciação em preço, logo a pequena nação centro americana deixará de ser motivo de chacota e se transformará magicamente em exemplo a ser seguido.

              Meu palpite é que mais alguma pequena nação siga esse passo, e quem sabe e porque não, eventualmente, alguma nação relevante (algum país árabe por exemplo).

Manual para navegar em 2024

              Nada de novo no front. Preço médio, canja de galinha e cautela. Compras recorrentes sem ter o objetivo de acertar o timing preciso.

              Lembre-se que Bull Markets são voláteis, muito voláteis mas que na média as coisas vão para o lado de cima.

Se você tem um objetivo, um sonho a realizar (uma viagem, um carro, um curso de culinária em Paris) realize seu sonho assim que possível.

              Se não precisar da grana, tenha estomago para a volatilidade e com as informações disponíveis, é possível argumentar que o próximo ciclo depois desse (o dos governos lembra?) será o definitivo e final.

Se seu horizonte comporta a 8, 10 ou 15 anos, compre um bocadinho todo mês e seja feliz, basta fazer o que muitos poucos conseguem, que é encarar mais um urso daqui algum tempo…

Não deixe o cavalo encilhado passar pela 4 (QUARTA VEZ) na sua frente sem fazer nada. Dessa vez dificilmente vai ser diferente.

No demais, meu sincero agradecimento a cada um que lê essa newsletter. Desejo a todos um 2024 espetacular, muita saúde, uma vida longa e próspera.