X é o tempo. Y pode ser muitas coisas… Mais recentemente Y tem sido utilizado com número de caso confirmados da COVID19, mas já foi de especialistas em Bitcoin, traders de bolsa de valores quebrados ensinando aos outros como quebrarem também e agora são muitos os especialistas ensinando como ganhar dinheiro com investimentos nesse momento delicado.

Tudo que eu posso dizer é que os conceitos fundamentais, tantas vezes martelados em minhas newsletters, não mudaram. Corro o risco de ser repetitivo, mas creio que em momentos de loucuras é sempre bom voltarmos a fincar os pés no chão.

Conceito números 1: Reserva de emergência é reserva de emergência. Reserva de emergência não é para ser utilizada em “uma grande oportunidade de investimentos”, para um lazer ou qualquer outro fim que não seja emergência. Reserva de emergência fica quietinha em renda fixa e com liquidez. Isso na crise ou fora dela!

Conceito número 2: Diversificação é fundamental. Isso durante uma crise ou fora dela! Crises muitas vezes não se anunciam com antecedência. O fundo do poço é sempre desconhecido e ficar especulando com o fundo do poço pode ser um tanto quanto perigoso. De acordo com o seu perfil, condições e momento de vida a sua carteira deverá ser diversificada entre uns e outros ativos e em diferentes proporções. Não existem fórmulas mágicas e nem carteiras recomendadas de forma universal.

Conceito número 3: Longo prazo é longo prazo. Aguente firme e faça apenas correções em sua carteira de investimentos, cuidado com movimentos bruscos.

Agora, se a sua reserva de emergência está sólida como uma rocha, sua carteira de investimentos está equilibrada para navegar os mais diversos mares e ainda sobra uma graninha para especular… Boa sorte, cuidado com os especialistas e tenha sempre em mãos um remédio para dor de estômago.

No mais, fique em casa, cuide dos seus familiares para que em breve voltemos aos mares revoltos da normalidade.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin