Na sexta feira dia 26 de Outubro de 2019 vimos um fenômeno muito interessante com o Bitcoin. Depois de meses de marasmo, a principal Criptomoeda do mercado chegou a subir 44% num período de menos de 24 horas.

Mais uma vez, os reais motivos são totalmente desconhecidos… Alguns especulam que a sinalização favorável à tecnologia do blockchain na fala de Xi Jimping, presidente da China, tenha iniciado a corrida, mas o fato é que ninguém tem certeza.

Mas o motivo do artigo de hoje é defender a tese de investimento de longo prazo versus tentar adivinhar o timing do mercado, isso porque, NENHUM dos analistas de plantão sequer cogitou a remota possibilidade do que aconteceu, e o pior, 80% da mudança de preço aconteceram em duas parcelas de 90/120 de minutos cada, como você pode ver no gráfico abaixo.

Fonte: Tradingview BTC/USD no Bitstamp

Vamos contextualizar. Das coisas investíveis por qualquer pessoa do mundo, o Bitcoin (o mercado de Criptoativos em geral) foi a coisa de maior retorno existente desde a sua criação em 2009, ou seja, simplesmente o ativo com melhor desempenho do mundo desde seu surgimento.

Como saber o timing do mercado? Qual a hora de entrar? Qual a hora de sair? Independente do mercado (bolsa, grãos, petróleo, ouro ou tampinhas de garrafa), essas são as questões que muitos gostariam de poder responder.

Vamos ver o que acontece com o retorno do investimento em Bitcoin se você excluir os TOP 10 dias de melhor retorno?

Fonte: Fundstrat (twitter @fundstrat)

Olha aí que surpresa. Se você excluir os TOP 10 dias de maior retorno no Bitcoin, de 2013 até 2018 você teria um prejuízo anualizado de 44%. Se levar até 2009 a queda seria de 25% ao ano. Consegue perceber que são esses 10 dias do ano os responsáveis pelo maior retorno investível pelo varejo nos últimos 10 anos?

Dias como 26 de Outubro são um desses 10 dias. Perca esses 10 dias do ano em que o Bitcoin dá essa porrada para cima e veja o melhor investimento dos últimos 10 anos se tornar uma máquina de destruir valor.

Faça diferente, assuma que você está no mercado e componha os 355 dias (azul escuro) com os TOP 10 dias (azul claro) e veja do que estamos falando, ganhos expressivos ao longo da história. O que é mais fácil de fazer? Acertar os 10 dias na veia ou comprar HASH5 e esquecer?

O ano de 2019 está devagar? Perdeu o interesse em Bitcoin? Cansou da Criptomoeda? Olhe de novo o gráfico acima e veja do nível de retorno no longo prazo e veja que anos como o de 2019 são comuns. Podemos ter um novo 2017? É certo que sim, mas a lição do dia é que para você colher esses retornos você precisa estar dentro do mercado, investindo no ativo, pois absolutamente ninguém vai saber lhe apontar quais são os famigerados 10 dias em que você precisa estar no mercado com a antecedência necessária.

Você não tem uma bola Cristal? Então faça uma estratégia de custo médio, compre um punhado por mês e não se atreva a adivinhar quais são os tais 10 dias. Você, muito provavelmente, não vai se arrepender no longo prazo, e é por esses e outros motivos que o HASH5 acumula uma alta de mais de 5.500% desde a sua criação há pouco mais de 3 anos, mesmo após o terrível ano de 2018.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin