No anúncio de novos projetos de aplicações de blockchain existe uma tendência de não se usar mais o termo blockchain. Isto mesmo, agora a expressão da vez é Distributed Ledger Technology (Tecnologia de Registros Distribuídos) ou simplesmente DLT. Mas será que estes dois termos são mesmo sinônimos?

Explicando…

O termo DLT pode ser usado para aplicações que guardam seus dados espalhados por diversos computadores, ou seja, de forma não centralizada. Já para ser um blockchain, além dessa descentralização, também é necessário que os dados sejam organizados através de uma sequência de blocos. Assim, todo blockchain é um DLT, mas nem todo DLT é um blockchain.

O Bitcoin é construído em blockchain.

A rede IOTA, que tem uma criptomoeda chamada MIOTA, não é um blockchain porque as transações são armazenadas individualmente (sem blocos) mas de forma descentralizada, por isso é uma DLT.

Nestas aplicações é fácil diferenciar cada conceito. No entanto, a tendência para o futuro é termos cada vez mais blockchains bastante ramificados e transações entre diferentes blockchains, acabando com essa ideia de uma única cadeia de blocos crescendo linearmente. E aí, neste caso chamaremos de blockchain ou DLT?

Por acreditar que será cada vez mais raro encontrar blockchains “clássicos” e porque as aplicações de DLTs mais conhecidas são justamente blockchains, vejo a preferência atual pela utilização do termo DLT como meramente uma questão de marketing. Isto mesmo, falar em blockchain gera uma associação instantânea com criptomoedas, que muitas vezes vem acompanhada de histórias de pirâmide financeira e fraudes. Para evitar este tipo de distração, muitas empresas preferem simplesmente usar o termo menos conhecido…

Assim, pode ficar tranquilo porque as companhias não estão abandonando projetos em blockchain por uma nova e ainda mais transformadora tecnologia chamada de DLT. Na grande maior parte dos casos é exatamente a mesma coisa, só uma questão de marketing.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin