Recentemente algumas empresas anunciaram que deixaram o Consórcio Libra (moeda do Facebook). Entre elas, algumas gigantes, do meio de pagamento mais queridinho do mundo (hoje pelo menos, se não for o dinheiro vivo ainda…) como VISA e MASTERCARD.

Por quê entraram? Por quê saíram? Milhões de dólares envolvidos em uma modinha? Acredito que entraram pela famosa expressão FOMO – Fear of missing out. O famoso medo de ficar de fora de algo grande, importante e valioso que não deve ser apenas uma modinha… Com sérios riscos de impactarem num futuro próximo (ou distante) seus quase monopólios. Mas então por quê sair se a festa quase nem começou?

Aí então nasce uma nova expressão, nunca antes utilizada… rss FOBI – Fear of being in. Não é famoso como o FOMO, mas agora faz todo o sentido. Por fortes pressões políticas e de órgãos regulatórios algumas empresas ficaram com medo de ter seus negócios impactados no HOJE por fazerem parte de algo grandioso no FUTURO. Isso ficou muito claro na comunicação politicamente correta destas empresas quando do anúncio da sua retirada do Consórcio Libra: Estão fora até que tenhamos maior clareza regulatória sobre o tema…

Sem recriminações! Mas o episódio é apenas mais um reforço de que não estamos falando de modinha ou qualquer tipo de brincadeira passageira. Governos, Bancos Centrais e Órgão Reguladores têm investido cada vez mais tempo e dinheiro em tentar entender e aprofundar em como conviver com o inevitável. No Brasil isso também tem acontecido em todas as esferas. O último documento foi elaborado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e pode ser acessado clicando aqui.

A não ser que o senado dos Estados Unidos, os Bancos Centrais do Mundo Inteiro, as “ANBIMAS e CVMS” mundo afora estejam erradas (e podem estar), nós da HashInvest oferecemos uma oportunidade de HOJE plantar a sua sementinha para florescer no FUTURO.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin