Sou eu quem atendo à caixa de mensagens do suporte da HashInvest e em um ano e meio de operação posso afirmar uma constante, que muitas (MUITAS) pessoas estão em busca de uma ilusão, de um milagre, de uma fórmula mágica, de um Santo Graal, principalmente as “viúvas” do 1% ao mês sem risco…

Talvez a forma quase rude com que respondo a tanta gente que busca “rendimento garantido” seja um limitante de nosso crescimento, mas de fato minhas noites são bem dormidas. As finanças comportamentais são subestimadas e o “homem-investidor” é um bicho tão previsível que chega a ser engraçado.

Nada do que escrevo aqui hoje é novo para quem acompanha esse newsletter, mas com a reação positiva do mercado de Criptomoeda tenho uma leva nova de clientes que precisa ler isso, e para os antigos, é sempre bom relembrar.

O texto de hoje é uma dose cruel (e meio chata) de realidade para os que chegam tanto no mercado de Criptomoeda quanto na Bolsa de Valores com as excelentes perspectivas pós-reformas.

Análise Técnica

Análise Técnica (gráficos) é o equivalente a horóscopo ou tarot cigano. Simplesmente questionável e sem histórico de profissionais consistentes no mundo usando esta técnica. O maior deles (Peter Brandt) assume que sua taxa de erro é superior a 85%, ou seja, os ganhos dele estão muito mais associados ao gerenciamento de risco (definir e executar a realização de lucros e prejuízos) do que com a leitura dos gráficos.

Robôs de Investimento e Inteligência Artificial

Robôs de compra e venda automatizados não funcionam. O mercado foi inundado com a “Inteligência Artificial” e são centenas de robôs de investimentos prometendo aquilo que eles não podem cumprir – gerar lucros consistentes.

Mais de 90% dos robôs de investimento são baseados na Análise Técnica comentada no item acima. Existe espaço no mercado para implementar um robô investidor baseado em horóscopo, talvez venha a ser mais bem sucedido que o robô de análise gráfica, enfim, pare e pense: Se alguém inventou um software capaz de sempre lucrar, porque diabos esse alguém está vendendo esse software e não usando o robô para benefício próprio?

Rendimento Garantido

Não existe como garantir rendimento em renda variável. Se alguém está prometendo 1%, 2%, 3% em cima de ações, ouro, Criptomoeda, soja, tampinha de garrafa e etc fique longe, é golpe! Esse, aliás, é o ponto que mais me irrita no suporte… “Mas a empresa XYZ faz arbitragem e tem dado quase 4% ao mês há mais de 2 anos… Eles anunciam no intervalo do Jornal Nacional” Sério? Cadê a auditoria? Não tem né… Pois é… Não tem e não vai ter. Sem auditoria independente NÃO deposite seu dinheiro. Resista à tentação!

“No pain no gain”

Tanto bolsa quanto Criptomoeda oscilam MUITO. Se você quer colocar o dinheiro hoje para sair amanhã seu lugar não é numa gestora de investimentos, seu lugar é numa exchange ou home broker.

No longo prazo, muito provavelmente será irrelevante se você comprou o Bitcoin a USD 3.000,00 ou USD 10.000,00. No curto prazo você pode ter muita alegria e pode ter muita dor… Investir em ativos voláteis requer estômago e determinação.

Não olhe os preços a cada 5 minutos caso não queira uma úlcera ou problemas crônicos de insônia. Acompanhe o noticiário especializado e faça ajustes na sua carteira quando achar necessário, mas evite a automutilação de ficar escavo dos preços de curto prazo.

Gênios do Bull Market

Você provavelmente não é mais inteligente do que todos os profissionais do mercado. Os novatos que começam a investir costumeiramente gostam de achar que todo mundo é burro e que suas decisões são obviamente as melhores.

Nas finanças comportamentais chamamos esse viés de “excesso de confiança” e é normal você se sentir assim, principalmente num Bull Market (veja que a bolsa de 2014 pra cá praticamente só sobe).

Tenha humildade e não seja ganancioso e pretensioso. Faça seguros, diversifique e leia com muita atenção principalmente as opiniões contrárias as suas e lembre que o mercado é onde um comprador encontra um vendedor e fecha um negócio. Pense que se alguém achou um bom negócio comprar é porque obrigatoriamente alguém achou que o bom negócio era vender e vice versa.

Concluindo…

Sim, a era da renda fixa é coisa do passado e você está certo em diversificar e procurar investimentos de maior risco, mas saiba que NÃO EXISTEM ATALHOS.

O tal Santo Graal não existe. O rendimento garantido não existe. O robô de investimento não funciona. A análise gráfica é perda de tempo. A renda variável varia, e varia muito.

Não seja mais um que acha que é mais esperto que os demais e termina por perder muito dinheiro e quando se confrontar com uma oferta de investimento veja se o que é oferecido é minimamente razoável e principalmente, se não estão tentando maquiar os riscos para você.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin