Qual será o dinheiro do futuro? Quando será o futuro?

Perguntas interessantes que estimulam a nossa imaginação. Talvez apenas o Marty McFly, personagem do lendário “De Volta para o Futuro” possa responder com firmeza. Mas muitos se arriscam por aí com os seus palpites…

Neste Carnaval de 2019, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do grupo especial do Rio de Janeiro, desfilou o tema “Me dá um dinheiro aí” contando a história do dinheiro. Foi do passado ao futuro e apresentou o Bitcoin como representação do dinheiro do futuro.

Este é um tema tão interessante que inclusive o novo Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, já deu diversas declarações de que tem se dedicado a estudar a economia do futuro e uma das suas missões será preparar o Brasil para esta nova economia.

Pegando emprestado um dos conceitos apresentados pelo Professor Yuval Noah Harari em seu livro Sapiens, onde tudo não passa de convenções criadas pelo ser humano (da espécie HomoSapiens). Esse foi um dos fatores para o desenvolvimento e supremacia dos seres humanos em relação aos demais animais: a capacidade de se organizar em grandes grupos e manter a sua coesão através de convenções amplamente aceitas. Ou seja, tudo não passa de mera ficção aceita pela grande maioria das pessoas. Países, fronteiras, empresas, governos e dinheiro na verdade são frutos desta grande convenção universal, não existem de fato. E convenções mudam com o passar do tempo… a questão é em quanto tempo…

No Brasil, agora que alguns dos seres humanos pró-futuro estão à frente de grandes convenções chamadas Banco Central, Presidência e etc e com isso podem influenciar as convenções do dinheiro pelo menos na convenção Brasil, o que podemos esperar?

O meu palpite está resumido em www.hashinvest.com.br

Não fique de fora da economia do futuro e venha investir conosco.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin