Não gosto de ICOs, nunca gostei das ICOs, prefiro não falar de ICOs, mas hoje, para dar segmento as justificativas razoáveis para o mercado estar com sentimento tão negativo, preciso falar sobre ICOs.

Relembrando, uma ICO é a emissão de um Token (tipo de Criptomoeda) para levantar dinheiro para a execução de um projeto qualquer, por exemplo, você vai abrir uma loja de pão de queijo e emite o token #PDQ para arrecadar dinheiro, montar a sua loja e entrar em operação.

Investidores, crentes que sua loja será um sucesso, compram seu token na esperança de vendê-los mais caro quando sua loja estiver a pleno vapor, faturando horrores.

Qual é o problema e porque odeio tanto as ICOs? Além de se parecer (na minha opinião ser) uma emissão completamente ilegal e irregular de valor mobiliário, a grande maioria dos projetos são inúteis, uma grande parte são fraudes, uma boa parte são esquemas para levantar dinheiro antecipado para investidores de startups duvidosas (dividindo o risco e embolsando grana) e agora vem o pior, os tokens geralmente não servem para absolutamente … NADA.

Muita gente tentou maquiar uma utilidade para o token… que ele seria necessário para X ou Y ou Z… Que sem o token você não teria o benefício X, que o token era um consumível no serviço Y… mas quem tem no mínimo dois neurônios comunicantes não caiu nessa lorota.

No final do dia o token não lhe dá direito a voto na empresa, não lhe dá direito a participação nos lucros da empresa, mas por algum motivo você comprou esse token… Efeito prático? Falta de liquidez, ou seja, as pessoas estão sentadas em cima de tokens que não servem para nada e não há mercado para comprá-lo. Existe oferta sem demanda e a grande maioria dessas belezinhas não vale nada.

Existem exceções? Claro que sim. Uma minoria de bons projetos lançaram excelentes ICOs. O BNB (Binance Coin) é um exemplo de token bem-sucedido. A Exchange é um sucesso e está cumprindo um rigoroso programa de recompra de tokens que ajudaram a financiar o projeto lá atrás, garantido um lucro de aproximadamente 100x para quem comprou seu token no lançamento da ICO há pouco mais de 12 meses.

Mas então, participar de uma ICO pode ser um belo negócio? Sim, claro que pode, mas do jeito como a coisa andou, acertar a ICO e comprar o token que vai retornar financeiramente é quase como acertar as 6 dezenas da Mega Sena.

As pessoas vieram, o dinheiro foi despejado, centenas (talvez milhares) de ICOs compradas por investidores de todo o planeta. Bilhões de dólares em tokens. Passado um ano do início da febre, chega a desilusão. A grande maioria dos investidores foi vítima de golpe e não quer falar sobre isso. As pessoas saem do mercado de Criptomoedas na mesma velocidade que entraram, com o sentimento que foram enganadas (e de fato foram), e não que não seja merecido, afinal, o investidor saiu por aí comprando todo e qualquer token que apareceu pela frente.

Resultado: tokens sem liquidez estão sendo queimados pelo preço que der, valores dezenas de vezes menor do que foi pago. O dinheiro do investidor virou pó… e isso se reflete na capitalização de mercado, que caiu de 840 Bilhões de dólares para pouco mais de 200 Bilhões de dólares em apenas 7 meses.

Mas e o dinheiro levantado pelas empresas? O que aconteceu?

Bom, a grande maioria das ICOs levantou dinheiro em ETH (Ether, a moeda da rede Ethereum), isso para descaracterizar a emissão de valor mobiliário, pois aos olhos do regulador você estava trocando Criptomoeda por Criptomoeda e o regulador não tinha nada que ver com isso (e na prática não é bem assim).

Durante a febre de compra das ICOs, as pessoas compravam ETH como se não houvesse o amanhã para trocar pelos tokens dos mais variados projetos. Alta demanda, baixa oferta, todos querendo comprar tokens usando ETH e os preços batiam recordes depois de recordes.

Os projetos acumulavam altas somas de ETH e não liquidavam, porque dia após dia o preço do ETH subia, então, era extremamente vantajoso não vender as posições… até que a casa caiu. Qual a realidade de hoje?

Quem arrecadou em ETH está vendendo tudo, pelo preço que dá e tentando salvar alguma coisa. Tem relatos de ICOs que levantaram o equivalente a 100 milhões de dólares em ETH no final do ano e que liquidaram toda a posição por 20 milhões agora em Julho… 80 milhões de dólares simplesmente evaporaram.

É claro que as ICOs e a queima de ETH sozinhas não explicam a derrocada de preços das Criptomoedas, mas caracterizam mais um fator que pressiona os preços para baixo. A morte dos projetos ruins e fraudulentos e aniquilação em massa dos tokens inúteis é parte importante do processo de amadurecimento do mercado e, somente, veremos ele se recuperar quando do fim desse processo.

Em minha opinião estamos no meio do caminho… como muita gente arrecadou em venda de token muito mais dinheiro do que realmente precisava, tem uma turma que tem fôlego o bastante para aguentar um bom tempo e ver se o mercado se recupera naturalmente. O dia que essa turma desistir e queimar suas posições, estaremos perto do fim do mercado baixista, ou seja, prepare-se para mais pressão baixista nos preços para os próximos meses.

Para concluir o texto dessa semana, uma opinião pessoal. Embora não goste das ICOs, gosto do conceito por trás das ICOs, de levantar dinheiro ao redor do planeta de forma pouco burocrática. Não gosto da forma como foi implementado, sem regulação e campo fértil para bandidos e golpistas. Qual o problema? O maldito ser humano… Onde existe a possibilidade para aplicar um golpe, ele será aplicado. Daí a necessidade de regulação, auditoria e o que mais falta no investidor ganancioso… Noção e ponderação.

A parte boa é que o gênio do financiamento planetário e sem burocracia usando Criptomoedas saiu da garrafa, exigirá um esforço enorme dos reguladores (CVMs ao redor do planeta), mas sim, um dia as ICOs serão legítimas e corretamente utilizadas, e é por isso que apesar do cenário de curto prazo não ser animador, eu estou comprando desde já os meus punhados de Bitcoin e Criptomoedas.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin