Aqui na HashInvest adoramos fazer as coisas do jeito difícil, pois afinal, do jeito fácil não teria a menor graça… Não, nunca vamos prometer o que não podemos cumprir e muito menos usar letrinhas miúdas.

Semana passada eu fiz uma espécie FAQ, uma retrospectiva do que me perguntam sobre as Criptomoedas, mas não falei sobre algumas das perguntas mais recorrentes de todas… Que são aquelas cujas respostas são o que o leitor e o investidor não querem ouvir…

Mas hoje resolvi que essas perguntas devem sim ser respondidas – e pra mim seria quase uma diversão se não fosse a raiva que passo (pronto confessei) toda vez que sou obrigado a ouvir esse tipo de coisa…

P: O lucro das Criptomoedas é garantido?

Não. Não existe nada nessa vida onde o lucro seja garantido. O que existe são diferentes perfis de risco/retorno. Via de regra, quanto maior o risco maior o potencial de retorno de um investimento (e na vida também).

Até sua caderneta de poupança tem risco… Sim, a inflação e o descontrole de gastos governamentais colocam sua caderneta de poupança em risco.

Renda fixa tem risco, em especial as de emissão privada (calote!). Pergunta cretina (porque sei que a resposta é não para 99,5% das pessoas): Você por um acaso sabe em detalhe quais os papéis que seu banco compra naquele fundo bacana de renda fixa e “baixo risco” que o gerente vendeu pra você? Não precisa responder…

Imóveis tem risco… Ações tem risco e finalmente, Criptomoedas têm risco.

Não há como garantir o lucro do seu investimento, mas há como garantir que usando as mesmas ferramentas e metodologias usadas por TODOS os analistas de mercados para TODOS os tipos de investimento (que em resumo é olhar o passado para tentar vislumbrar probabilidades futuras) que Criptomoeda te oferece um potencial de ganho absurdamente explosivo para o risco quando comparado a qualquer outro mercado (talvez a maconha legalizada tenha um potencial similar, enfim…)

P: Em quanto tempo meu investimento vai retornar?

Ler a resposta acima.

Se não há como garantir lucros, não há como ter uma base de tempo… Todo investidor sempre faz essa pergunta e toda escola de administração gasta semestres ensinando planejamento. Toda aceleradora de startups passa meses enchendo linguiça com o insuportável (e inútil) Business Canvas Model…

Minha vez de perguntar: Qual a taxa de acerto? Quase zero, e não, isso não tem nada a ver com incapacidade das pessoas… tem a ver com o fato de que não é possível prever o futuro.

É claro que é necessário planejar, estudar e fazer projeções, mas a previsibilidade só é grande em investimentos de baixo risco, baixa volatilidade e consequentemente, baixo retorno… Os modelos não respondem de forma adequada quando a incerteza é muito grande (quando os caminhos possíveis são muito diversos).

P: Qual é o próximo Bitcoin?

A corrida maluca está só começando

Essa é fácil! O próximo Bitcoin é o…. rufem os tambores… É o Bitcoin.

Pare de buscar a saída fácil e principalmente de ouvir o charlatão do relatório pago. É óbvio que em mais de 2.000 mil Criptomoedas existem N projetos com potencial de valorização explosivo e potencialmente valorizarem muito mais que o Bitcoin….

É a mesma lógica de investir em smallcaps vs blueships… exatamente a mesma lógica. Não tente adivinhar qual será o próximo Bitcoin, diversifique de forma inteligente e, se estiver disposto a ver algumas de suas escolhas virarem pó em troca de alguns acertos expressivos, vá adiante, pesquise e compre meia dúzia de “shitcoins”… Mas não caia no conto do “próximo Bitcoin”.

Saiba que hoje não existe nenhum método minimamente razoável para ter dar qualquer mínima garantia de que alguma moeda possa crescer a ponto de superar o Bitcoin, e isso não quer dizer que não possa acontecer (porque sim, pode).

Uma estratégia como o HASH5 garante o equilíbrio automático da balança e deixa em seu portfólio aquelas 5 Criptomoedas que estão no topo, seja o Bitcoin, sejam outras quaisquer.

P: Porque a HashInvest me cobra administração para ficar com minhas moedas se o “Insira o nome do esquema aqui” me paga juros mensais para ficar com minhas moedas?

Porque somos honestos e porque não colocamos seu patrimônio em risco, NUNCA.

O cara que te paga juros em Criptomoedas está fazendo trade (comercialização de moedas) e mais dia menos dia você pode ter a certeza absoluta (o pleonasmo aqui é proposital) que haverá surpresas desagradáveis.

Se não há como garantir lucro, retorno e prazo, como é que a pessoa te paga 1% ao mês garantido? Há… Mas o site dele está cheio de testemunho e a tia do primo da diarista do cunhado do enteado do vizinho disse que parou de trabalhar porque o lucro é garantido…

E se aquele robô de trade fizesse realmente o lucro que ele promete, lembre-se, ele não precisaria captar seu dinheiro… ele ficaria rico sozinho.

Faz o seguinte, abre o google, digite a palavrinha HYIP e dê enter… vai lá, faz esse teste.

Cuidado com as pirâmides… Charles Ponzi estaria orgulhoso se soubesse que cedeu seu nome para essa prática.

Seria ótimo responder “Invista na HashInvest, porque o lucro é garantido, pagamos 10% ao mês sem risco e seu dinheiro volta, garantidamente, bem rapidinho”… Infelizmente, ainda tem muita gente que quer ouvir isso e minha base de clientes seria muito maior se as pessoas não fossem obrigadas a responder o Suitability (formulário de adequação de perfil de investimento)…

Se algum investimento lhe parecer bom demais para ser verdade é porque ele é bom demais para ser verdade.

Não existe almoço grátis!

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin