Começo me desculpando daqueles gerentes de banco que não se enquadram neste meu artigo, mas este é o grande problema das generalizações. Sei que muitos podem não se enquadrar e eventualmente ficarem chateados comigo… mas a grande maioria se enquadra e certamente ficará magoada comigo. A verdade às vezes dói.

Então não vou começar pelo Bitcoin, mas sim pela causa raiz… O Banco e o seu gerente não gostam de você. Ok, pode ser que eles gostem de você um pouquinho, assim superficialmente… mas na verdade eles gostam deles mesmos. Como assim?

Simples. O banco não gosta de nenhum produto que ele não ofereça e não possa lucrar alguma coisa. Assim como o gerente não gosta de nenhum produto que ele não ganhe comissão. O gerente, limitado aos produtos do banco, tenta fazer as suas recomendações dentro do perfil do cliente e da sua matriz de recompensa (bônus, ou seja, aquilo que o banco quer que ele venda).

Um bom café pode ajudar na sua satisfação, mas equilíbrio dentro do seu perfil com o que tem de melhor disponível no mercado para maximizar seus retornos seria muito melhor quando o assunto é o seu patrimônio. Se o principal objetivo for um bom café, pode entrar em contato com o nosso suporte que sabemos indicar algumas boas cafeterias em várias capitais brasileiras.

Uma vez entendido que o Banco não gosta de nada que ele não venda (mesmo que seja bom para você), é preciso construir um racional para o treinamento (vulgo lavagem cerebral) dos seus funcionários para que estes possam transmitir a nós clientes o porque certos ativos são ou não recomendáveis. É tão interessante essa prosa que me lembra muito dos guias turísticos mirins que tem os textos decorados… se forem interrompidos por uma pergunta ou qualquer outro motivo precisam voltar ao início para dar “play” na sua fala.

Então, quais são as falas decoradas contra o Bitcoin?

1 – Bitcoin é coisa de bandido – Como tudo na vida tem gente que faz uso indevido, o que não torna o Bitcoin e a imensa maioria que o utiliza licitamente em bandido. Assim como tem gente que usa pé-de-cabra para arrombar portas de terceiros e usam Bancos para lavar dinheiro. Sim, Bancos e moedas escriturais como dólares e reais são os principais veículos para lavagem de dinheiro no mundo.

2 – Não é rastreável – Aqui entra um grande desconhecimento técnico. Eu desconheço algo mais rastreável que o Bitcoin. Uma vez registrada uma transferência/transação no blockchain, esta é imutável e não tem como ser apagada. Cada Bitcoin ou fração de Bitcoin pode ser rastreada desde a sua origem. Grandes volumes, para serem convertidos em moedas escriturais normalmente precisam passar por Exchanges que têm o nome e demais dados cadastrais dos seus clientes.

3 – No Brasil é ilegal investir em Bitcoin – Existe de fato uma vedação da CVM em investimentos coletivos em Bitcoin (como fundos e clubes de investimento), entretanto não existe nenhuma proibição para que as pessoas no Brasil possam investir diretamente nesta nova classe de ativos. Você pode comprar diretamente em alguma das Exchanges e armazenar sozinho ou utilizar os serviços de uma Gestora Profissional através de carteiras administradas individuais. Investir em Bitcoin no Brasil é legal.

Depois entram mais alguns fatores como não é emitido pelo Banco Central e nem conta com garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Esses de fato são verdadeiros, porém não impeditivos (às vezes até benéficos).

Vale sempre o bom senso, um equilíbrio na diversificação do seu portfólio de investimentos dentro do seu perfil com o que há de melhor no mercado e para você. Não se limite só com aquilo que paga bônus ao seu gerente.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin