Sim, é o fim, pela vez de número 319 (atualizado em 02/07/2018 site do Bitcoin Obituaries), o Bitcoin morreu. Dessa vez acabou para sempre (é o que dizem por ai…). Eu sempre volto (e sempre vou voltar) a esse site porque ele mostra a essência do que NÃO vai acontecer com o Bitcoin (e com as Criptomoedas), ou seja, ele não vai a lugar nenhum.

Essa semana a Bloomberg postou um gráfico que faz a analogia do atual momento do mercado de Criptomoedas com o estouro da “bolha.com”, e decidi observar esse fenômeno pelo lado do copo meio cheio.

Eu discordo do timing porque acho que o mercado de Criptomoedas é ainda recém-nascido e insignificante demais para estar vivendo seu momento “bolha.com” e que veremos mais alguns rallys de subida e novos derretimentos até chegarmos lá, mas enfim, para o texto de hoje, vamos assumir que a Bloomberg esteja correta.

Olhar isso de forma positiva significa que o mercado optou por eliminar os projetos ruins e o que vem pela frente é muito bom.

Em fevereiro de 1999 iniciavam as operações de um revolucionário e-commerce de suprimentos para animais, o Pets.com. Esse caso ficou famoso (e é até hoje o símbolo do estouro da bolha) porque entre sua IPO e sua derrocada foram apenas 268 dias, sim, em 9 meses a empresa nasceu e morreu levando centenas de milhões de dólares de investidores para o buraco.

Para ajudar, a verba de propaganda e marketing do Pets.com foi extremamente generosa, pagando desde comerciais no Superbowl do ano 2000 até entrevistas ao vivo do seu mascote, o Sock Puppet no popular programa Good morning America, e ele também teve seu “perfil” traçado na revista People.

O Pets.com é o símbolo maior da euforia que a Internet trouxe na primeira onda de popularização da web, mas não foi o único… Webvan.com, Boo.com, Monster.com e mais uma monte de “.com” estavam lá para contar a história.

Quem tem mais de 35 deve lembrar bem do Netscape (que fez uma IPO de 4,2 Bilhões de dólares), GeoCities e companhia… Lembram do Palm? (sim esses caras praticamente inventaram o smartphone antes de Steve Jobs e simplesmente bateram na trave, por pouco, bem pouco).

Não foi privilégio do Pets.com, a onda de “qualquer.coisa.com” varreu as economias das famílias, destruiu aposentadorias e endividou uma geração.

E como julgar? Sabe quem tinha 30% dos pets.com? A Amazon.

Sim, o visionário, “Midas” da tecnologia Jeff Bezzos apostou alto no que seria a revolução dos Pet Shops, e se estrepou bonito. Viu só… Na época, simplesmente não dava pra saber. É bem possível que um Pets.com da vida hoje desse muito certo, mas na época, simplesmente não tracionou. Fim.

E onde quero chegar? Quero chegar aos dias de hoje, no espólio da “bolha.com”. Quem sobreviveu viu o Google nascer e crescer e ser a potência que é, viu a Amazon superar seus erros e ser o gigante do e-commerce, viu surgir um Facebook das cinzas da terra arrasada, a Oracle despontar com seus bancos de dados e a “velha” Microsoft viver seus anos de glória.

Voltando para o meu mercado, admito que testemunhamos nascerem centenas de Criptomoedas inúteis, uma enxurrada de ICOs para resolverem problemas que não existem e uma euforia em demasia tomou conta da grande mídia. Hoje estamos colhendo alguns frutos de nossa inconsequência recente (apesar de que ainda tem gente recomendando EOS e ETHOS por aí).

Só que em Criptomoeda é tudo 10x mais rápido, mais frenético e mais acelerado. Indo pelo raciocínio da Bloomberg e assumindo que em dezembro a euforia das ICOs pode ser comparada ao momento “Pets.com” e nosso junho pode ser comparado ao estouro da bolha, nos resta esperar e ver quem será o nosso Google. Vamos a minha conclusão…

Projetos ruins irão falhar, exchanges sem liquidez fecharão as portas, as ICOs vão evoluir e provavelmente até se tornar um investimento interessante. Centenas de “Cripto.Pets.com” vão ser varridos do mercado e isso é bom, no longo prazo isso é muito bom.

O nosso principal produto, o HASH5, nasceu justamente depois de estudarmos o estouro da “Bolha.com”. Uma estratégia similar aplicada lá no estouro da Nasdaq teria produzido retornos milionários para os investidores, premiando com muito dinheiro aquele investidor que teve visão, paciência, resiliência e um bom estômago.

Quem não gostaria de estar bem posicionado em ações de Google, Amazon, Ebay e Facebook entre outras pérolas?

A atual crise do mercado de Criptomoedas não é fim, pelo contrário, estamos apenas no começo de uma nova era. Perdeu o bonde da tecnologia nos anos 2000? Relaxa, a história adora se repetir e ao que parece está acontecendo de novo. Não estou dizendo que vai ser fácil, estou dizendo que o bonde das Criptomoedas ainda não partiu e estou sugerindo para você comprar seu ticket para embarcar conosco nessa viagem.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin