Como o tempo tem passado rápido este ano. O primeiro semestre já nos deixou, porém para quem investe não deixou tantas saudades… Principalmente nos meses de maio e junho. O fato é que 6 meses se passaram e o cenário econômico e político nacional pouco clareou. Estamos em ano de eleições presidenciais e em pleno início do segundo semestre do ano é difícil arriscar um palpite de quem será nosso representante mor a partir de primeiro de janeiro de 2019. Está mais fácil ganhar no bolão da Copa do Mundo Fifa do que no bolão das eleições presidenciais brasileiras. Prever se vamos caminhar para a revolução anarquista, populista ou militar é quase brincar de adivinhação, cabendo absolutamente qualquer cenário entre os extremos. Dito isso, cada vez mais a diversificação torna-se vital.

Antes de arriscar os meus palpites, vale ressaltar que todo e qualquer investimento envolve riscos. Nem todos os ativos ou classes de ativos fazem sentido para todos e meus palpites aqui inseridos não configuram recomendações de investimentos e nem garantias de desempenho.

Se você está com a corda no pescoço. Precisa vender o almoço para comprar o jantar. Ou alguma situação muito próxima desse cenário, agradeço o seu interesse nesse artigo e recomendo que pare de ler ao final deste parágrafo. Nesse momento você precisa SOBREVIVER. Jamais contraia dívidas para fazer um investimento financeiro. Você precisará assumir um risco muito grande para poder compensar o custo da sua dívida. E pode dar errado!

Agora se você tem um pulmão que aguenta uma ou outra emergência, segue com uma renda mensal que empata ao menos com as suas despesas. Parabéns, mas esqueça todo aquele papo de diversificação. Você pode até se interessar pelo risco, mas ainda não tem capacidade de assumi-lo. Não saia da renda fixa e opte por produtos com LIQUIDEZ.

Continua lendo? Legal, é um ótimo sinal. Você faz parte do seleto grupo de brasileiros que tem capacidade de fazer um planejamento de longo prazo, maximizar retornos minimizando riscos através da diversificação. Isso significa que você tem algo a mais do que a sua reserva de emergência na renda fixa com liquidez ou gera frequentemente excedentes de renda frente as suas despesas. Ou é funcionário público, que tem certa garantia que sua fonte de renda não vai exaurir… Seja pelo motivo que for, meus palpites são para você.

Palpite 1: Diversifique sempre.

Palpite 2: O percentual em cada classe de ativos ideal para você é individual a depender da sua situação financeira, objetivos e perfil de investidor. Precisa de ajuda para esta definição? Procure ajuda com um profissional habilitado da sua confiança. É mais barato do que fazer besteira.

Palpite 3: Mantenha uma reserva mínima de emergência em renda fixa com liquidez.

Palpite 4: Compre dólar no curto prazo.

Palpite 5: Compre Bitcoin ou replique o HASH5 (muito fácil fazer isso com a HashInvest, literalmente basta fazer uma TED após ter sua conta aberta) para o longo prazo.

Palpite 6: Imóveis são interessantes quando não se tem pressa de vender, porém cuidado com os custos de manutenção no caso de o imóvel ficar desocupado. Por este motivo gosto de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII). Aliam liquidez e tem isenção fiscal para pessoas físicas quando listados em bolsa.

Palpite 7: Procure fundos de investimentos com estratégias aderentes ao seu pensamento, mas nunca deixe de verificar quem são os gestores, histórico de rentabilidade, liquidez e taxas de administração.

Palpite 8: Realize o investimento feito em dólar no palpite 4 e repita o palpite 5.

Palpite 9: Diversifique sempre.

Palpite 10: Investir para uma vida é longo prazo, uma maratona. Não deixe flutuações de curto prazo de um ou outro ativo te desviar da sua estratégia.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin