Estudando sobre novas tecnologias que envolvem blockchain, acabei buscando saber mais como funciona o Steem/Steemit e vou compartilhar aqui com vocês.

O que é?

O Steemit é uma rede social que, além de ter o conteúdo registrado em blockchain (não modificável, não censurável), remunera todos os usuários que contribuem de alguma forma para o crescimento da rede. Agora imagina se você fosse remunerado por exemplo, pela qualidade dos seus posts no Facebook? Pelas fotos que você publica no Instagram ou pelas opiniões que você dá no Twitter? No Steemit tudo isso é possível, porque a plataforma é construída sobre a Criptomoeda Steem que, como no caso do Bitcoin, possui emissão de fundos controlada e valor de mercado.

Como funciona a emissão de fundos?

75% dos fundos emitidos no Steem vão para recompensas. Ao postar um conteúdo, dar um like (chamado de upvote) ou enviar um comentário, a pessoa recebe recompensas que podem ser trocadas por dinheiro;

15% dos fundos emitidos vão para as pessoas mais relevantes da rede, a relevância se dá pela quantidade de Steem Power (vou explicar abaixo);

10% dos fundos emitidos vão para os usuários que contribuem para a infraestrutura da rede, ou seja, que rodam os nós do Steem em seus computadores (podemos aqui fazer uma comparação grosseira com os mineradores do Bitcoin).

Quais são os tipos de recompensas?

Existem três tipos de recompensas no Steem:

1 – Steem Power (SP): É a recompensa por estar ativo na rede social com posts, likes e comentários. Quanto mais Steem Power a pessoa tem, mais relevante ela é. O Steem Power se apresenta como um saldo que a pessoa pode converter para Steem (moeda) a partir da 13ª semana após o recebimento.

2 – Steem (moeda): É a moeda digital propriamente dita. Como é negociada em exchanges (atualmente oscilando em torno da 32ª em capitalização de mercado), podemos definir como a rota de entrada e saída do sistema.

3 – Steem Dólares (SBD): É semelhante ao Steem Power, foi criado para ser uma moeda de livre comércio entre os usuários da plataforma e tem a sua cotação associada ao dólar. É possível utilizar Steem Dólares para promover posts.

Pontos positivos:

Remuneração: Isso é um atrativo e tanto, principalmente para quem já é relevante em outras redes sociais. Ser remunerado pode contribuir e muito com a melhoria da produção de conteúdo.

Liberdade de Expressão: Postou, postou! Sem arrependimentos, sem censura, sem conta bloqueada. O Steemit permite edição, o que tecnicamente é a adição de um novo registro no blockchain “modificando” o post, mas o conteúdo original permanece imutável no blockchain. Não ter censura não significa exatamente ser uma coisa boa, por isso foi criado um sistema em que os próprios usuários podem denunciar (flag) determinado conteúdo. O “flag” é equivalente a um “down vote”, nesse caso além de o usuário não receber nada pelo post o conteúdo estará elegível a não aparecer mais na plataforma.

Pontos negativos:

Instabilidade: O Steemit está na versão beta, por isso ainda não é totalmente estável. As vezes ocorrem erros de carregamento e problemas desse tipo.

Conteúdo: A quantidade de conteúdo em português é limitada, mas a comunidade está crescendo muito nos últimos meses.

Cadastro: Existe atualmente uma demora grande para a aprovação do cadastro (o meu demorou uma semana), isso porque na tentativa de evitar a criação de contas falsas as novas contas são submetidas a um rigoroso processo de verificação.

Pessoalmente vejo no Steemit um potencial imenso, mesmo sabendo dos vários obstáculos que ele tem para a sua utilização em massa. A idéia de remunerar os usuários poderá mudar a forma de como são gerenciadas as redes sociais hoje, onde as empresas fazem fortunas às custas das pessoas que as usam. Estamos de olho.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin