Cuidar das finanças pessoais, principalmente dos investimentos, para alguns é motivo de interesse e animação (pode fazer os níveis de adrenalina subir), já para outros é um mal necessário ou ficam em segundo plano (perdendo oportunidades ou correndo riscos desnecessários).

Seja qual for o grupo a que você pertence, existem algumas regrinhas de ouro que devem ser observadas por todos para fugir de encrencas…

Para ficar mais didático, vou classificar as encrencas em dois grandes grupos:

O grupo da SUJEIRA e o grupo da COMPATIBILIDADE.

SUJEIRA

O grupo da SUJEIRA é composto pelas encrencas que vão além do limite de uma baixa performance ou perda financeira. Aqui entram os cuidados para não se envolver em esquemas criminosos ou corroborar com fraudes ou não cair em golpes. Quando se trata de investimentos, sempre existirão riscos… não existe almoço grátis! Então vamos para as primeiras regras:

Promessa de rendimentos é crime. Não de ouvidos a investimentos que garantam determinado rendimento. Provavelmente é golpe. (exceção de títulos de renda fixa pré-fixados).Comissão por indicação precisam de atenção. Existe uma grande diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira. Promessas de comissões por indicação muito expressivas abertas a qualquer pessoa, que não se sustentam e tem muita gente querendo te empurrar com mil elogios nas redes sociais. Provavelmente é pirâmide, que é crime. Não caia nesse golpe e muito menos faça parte dele indicando para outras pessoas.Habilitação é um cuidado a ser tomado. Para se ofertar investimentos, dar consultoria de investimentos ou fazer análises de investimentos são necessárias habilitações específicas. Verifique se a instituição e/ou profissional possui as habilitações necessárias para a atividade específica, quando aplicável.

É obrigação da instituição ou profissional explicitar os riscos envolvidos no investimento, explicitar que desempenho passado não é garantia de desempenho futuro e garantir que o produto ofertado seja adequado ao perfil do investidor. Isso é feito através de um questionário chamado de Suitability e termo de ciência dos riscos. Se receber uma oferta que não atenda a estes pré-requisitos, desconfie.

COMPATIBILIDADE

Uma vez livre das encrencas do grupo da SUJEIRA, vou entrar nas regras da COMPATIBILIDADE. Nesse ponto, não me refiro mais a nenhum tipo de ilicitudes, mas sim a compatibilidade do investidor com o perfil da instituição, dos profissionais e dos produtos ofertados. Lembrando que diversificar é necessário, entretanto nem todos os produtos são para todos. Cada um conhece o estômago que tem. Indo então para as regras:

Conheça o perfil da instituição e a experiência dos profissionais que a representam. Importante saber se você se identifica ou não com este perfil. Conheça os produtos ofertados, principalmente no que tange aos seus objetivos e riscos envolvidos. Tenha certeza que compreendeu os riscos, em caso de dúvidas pergunte. Cuidado com a emoção, dê espaço para a razão. Diversifique seu portfólio de uma forma balanceada incluindo ativos de diversas classes nas proporções adequadas ao seu perfil. Precisa de ajuda, procure um profissional habilitado de sua confiança.

Seguindo estas 6 regras básicas você se manterá longe das encrencas, tanto de SUJEIRA quanto de COMPATIBILIDADE… e pode dar um up nos seus investimentos.

No site e blog da HashInvest você encontra muito conteúdo. Conheça melhor e tire as suas dúvidas sobre as Criptomoedas, uma classe de ativos que na dose certa pode dar um up nos seus investimentos. Abra a sua conta, responda ao questionário de Suitability e descubra se este maravilhoso universo também é para você.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin