Sim, a bolha das Criptomoeda estourou, e devo admitir uma série de coisas que me doem em admitir. Como já falei com vocês, estou nessa desde 2013, e cheguei a ter certa convicção de certas coisas que eu simplesmente achava:

Achei que o fato de o número de corretoras ter se multiplicado nos últimos 2 anos iria ter segurado a cotação das Criptomoedas em uma banda menos volátil e não foi o que aconteceu;

Achei que a possibilidade de auto-soberania financeira iluminaria muito mais mentes do que de fato iluminou;

Fim de choradeira, vida que segue, vamos tentar entender o que está acontecendo, e com bastante material baseado em um velho artigo do Cointelegraph de 2015, publicado por George Samman em 10 de janeiro daquele ano, vamos tocar em frente.

Estamos na chamada fase da rendição e venda em pânico.

A fase da rendição (capitulation em inglês) é aquela em que os investidores desistem de um determinado mercado. A rendição é a fase mais aguda de uma grande baixa onde quem ainda está dentro quer sair a qualquer preço (daí a expressão venda em pânico). Qualquer preço é, literalmente, qualquer preço por mais baixo que seja.

Como consequência, os preços entram numa espiral negativa atrás dos compradores que querem pagar o menor preço possível. A imagem abaixo (embora originalmente desenhada no estouro da bolha do ouro) ilustra a sensação de quem está participando do mercado.

É uma escada que começa a descendente e de repente encontramos um abismo, altos volumes e preços em queda livre. O fim do abismo parece ser o fim, mas geralmente ainda vamos ver mais um degrau para baixo, que marca a transição para as fases do desânimo e consequente mal-estar.

Geralmente, é esse o clímax do mercado vendedor e o preço baixo puxa o preço ainda mais para baixo e a coisa parece não ter mais fim.

Os estudiosos das finanças comportamentais criaram o chamado ciclo do medo e ganância, abaixo a esquerda, e o famoso gráfico da bolha, abaixo a direita.

E isso não é exclusividade das criptos, o gráfico abaixo mostra o efeito da crise de 2008 no S&P 500, um dos principais indicadores da bolsa americana.

Perceba que os volumes vão se acumulando e crescendo à medida que os preços caem. Esse súbito aumento dos volumes é a característica que entramos no abismo. É uma condição de terra arrasada, os volumes começam a diminuir quando os vendedores realizaram seus prejuízos e os compradores simplesmente desapareceram.

A figura acima está ai por ser a mais recente das bolhas em mercados desenvolvidos. Isso já aconteceu com a Nasdaq, com o ouro, com a Nikkei, etc etc etc etc etc

E o Bitcoin?

Não está sendo diferente, a bolha em 2018 estourou e estamos vivendo uma queda de mais de 2/3 (DOIS TERÇOS) do pico de preço. Dói e dói muito.

Mas assim como eu errei ao achar que “dessa vez seria diferente” e que a bolha não estouraria, é hora de olhar para frente e estar certo que o futuro dessa vez não será diferente, ou seja, os ciclos vão sim se repetir.

Se você lê nossa newsletter, deve lembrar que o Bitcoin é o nosso Honey-badger e que ele não se importa em ser uma bolha que estourou, afinal essa bolha estourou… de novo. E como um mercado em ascensão e em amadurecimento, vai estourar mais algumas vezes.

Eu não usei um artigo de 2015 como base para o texto de hoje a toa. Usei o artigo de 2015 porque quero te mostrar que isso já aconteceu com o estouro da bolha de 2013 e pode estar certo que vai acontecer de novo no estou da próxima criptobolha.

E você? Que tal estar posicionado para o próximo ciclo de alta? Lembre-se que você nunca vai surfar uma onda estando fora mar.

Semana que vem vou colocar minha bola de cristal para funcionar e arriscar uns palpites para o futuro, já que errei meu último prognóstico de que a bolha não estouraria de novo. Agora que aprendi mais essa lição, talvez o palpite melhore em qualidade.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin