Hoje vou contar para vocês porque investir em Bitcoin e Criptomoeda vai ajudar a proteger seu patrimônio em caso de tragédia com a economia, e de quebra, reduzir o risco de sua carteira de investimentos.

“O que? Como? Luis, pare de falar bobagem, não existe nada mais arriscado que moeda digital! Esse negócio é perigoso!”

Alto lá! Não é bem assim!

Quando estávamos montando a HashInvest, fomos a Nova Iorque no congresso Consensus Invest, o primeiro encontro de investidores profissionais em Criptomoedas (novembro 2017).

Lá foram apresentados estudos detalhados, realizados por grandes gestores de Hedge Funds, que possuem bilhões de dólares sob gestão, que trouxeram a luz sobre a redução de risco das carteiras com a adição de ativos digitais.

A teoria de investimentos diz que, uma das estratégias eficazes para você reduzir o risco de um portfólio é a adição de ativos não correlacionados a sua carteira. Em bom português, acenda uma vela para Deus e outra para o diabo e esteja coberto seja lá for o seu destino.

Correlação é uma medida estatística. Quando usamos essa medida no mundo dos investimentos é porque queremos tentar entender como um investimento se comporta em relação ao outro. Por exemplo, se o preço da saca de soja sobe, como se comportam os preços dos imóveis?

A correlação pode ser positiva, quando os ativos sobem ou descem juntos, negativa quando um sobe e o outro desce e vice-versa, ou neutra, quando não existe relação percebida entre os investimentos.

Enfim, aqui vem a grata surpresa. As Criptomoedas não se correlacionam com nenhuma outra classe de ativos (correlação neutra), ou seja, historicamente elas não sofrem impacto de ações, de imóveis, da inflação, do ouro… enfim, são ativos com vida própria.

Isso que dizer que, independente do preço subir ou descer, um pouco de Criptomoeda em sua carteira de investimento é um seguro contra desastres na economia.

Se a economia “tradicional” por assim dizer explodir (inflação, disparada do dólar, uma nova crise imobiliária, quebra de um grande banco ou qualquer outra desgraça econômica que você consiga imaginar), seus ativos digitais não vão responder da mesma forma que todos os seus outros investimentos, ajudando você a proteger pelo menos uma parte do seu dinheiro.

Investir em Criptomoedas é colocar em prática a velha máxima de não deixar todos os ovos no mesmo cesto, pois no final do dia, com a exceção dos ativos digitais, praticamente todas as outras classes de ativos compartilham de um mesmo cesto.

Você não precisa ser bilionário para replicar a estratégia de um gestor de Hedge Fund, olhe para sua carteira e para sua realidade e veja se faz sentido comprar um pouco seguro em moeda digital.

Além de ser uma potencial oportunidade para multiplicar o seu capital no longo prazo, aplicar uma parte em Criptomoeda pode proteger seu patrimônio quando vier a próxima crise mundial.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin