Um olhar superficial diria que as carteiras administradas e os fundos de investimentos são a mesma coisa. Sinônimos? Definitivamente não.

Em comum apenas que ambos são veículos para investimentos através de uma gestão profissional. Viu? É a mesma coisa! Não, não é não.

Os Fundos de Investimentos seguem a Instrução 555 da CVM (Comissão de Valores Mobiliáros, Autarquia responsável pela fiscalização do mercado de capitais), já as carteiras administradas seguem a Instrução 558 da CVM.

Os Fundos de Investimentos tem um CNPJ próprio e é este CNPJ que detém os ativos investidos. Os investidores detém quotas do fundo. As carteiras administradas são individuais e quem detém os ativos são os investidores diretamente em seu CPF.

Em resumo, os Fundos são investimentos coletivos e as carteiras administradas investimentos individuais. Na prática, as carteiras administradas nada mais são que uma espécie de procuração para um gestor profissional comprar e gerir ativos diretamente em seu nome conforme uma política/regras de investimentos contratada.

E na HashInvest? Os produtos da HashInvest são carteiras administradas individuais, ou seja, as moedas digitais pertencem ao CPF dono e contratante daquela carteira, entretanto esse investimento é gerido por um profissional habilitado pela CVM para fazer a gestão profissional de recursos de terceiros conforme a Instrução 558 da CVM.

Em busca das respostas para a questão regulatória, procuramos a CVM. Recebemos como resposta que a operação exclusiva com Criptomoedas não é objeto de fiscalização e regulação pela Autarquia.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin