Começando de forma pragmática: a única forma de ganhar dinheiro com a valorização de um ativo é estando exposto a ele. Fim.

Agora vamos a versão longa. Há quem diga, como Taleb, que as finanças comportamentais sejam perda de tempo e há quem goste do tema que levou o Nobel de economia do ano passado, com o Mr. Richard Thaler. Enfim, concordo que existe muita bobagem, mas uma coisa é inegável, o comportamento humano é relativamente previsível e muitos deles podem ser mapeados e até mesmo previstos com certa frequencia.

No mundo dos investimentos, um dos comportamentos mais comuns é a eterna espera “pela hora certa” de entrar no mercado, esperando eternamente pelas condições perfeitas criadas pelo imaginário do investidor. É daí se deriva um dos piores erros de qualquer investidor, o famoso FOMO (Fear Of Missing Out), ou em bom português, o medo de ficar para trás.

O FOMO funciona mais ou menos assim, você começa a estudar um mercado e todo santo dia você arruma uma justificativa para você mesmo para adiar sua decisão de investimento até que, um belo dia a sua premissa se confirma e o mercado dispara. Lá vai, o mercado de criptomoeda (por exemplo – pode ser outro qualquer) virou notícia e subiu 25% em um dia.

Aí que mora o perigo, agora você continua fora mas começa a ler noticias a cada 5 minutos e passa o dia atualizando a cotação de preço e lá vaí o mercado mais 30% pra cima. Você vai pra cama com aquela ressaca moral de quem “sabia mas não fez nada a tempo” e já convencido de que agora é tarde. Quando acorda, vê os preços 40% acima daqueles que você viu antes de dormir.

Decidido a tomar uma atitude, você finalmente entra no mercado antes que seja tarde, resgata uma parte significativa de suas aplicações, aplica muito mais do tinha imaginado inicialmente (para compensar seu atraso) e finalmente entra no mercado…

Parabéns, você foi vítima do FOMO e perdeu uma valorização de 227,50% porque você estava fora do mercado.

Daqui pra frente tudo poderá acontecer, o mercado pode continuar ladeira acima e você vai sim ganhar dinheiro, mas o fato é que perdeu uma enorme valorização que premiou quem estava exposto e diversificado, ou o pior, uma grande correção de 20% acontece e você perde seu dinheiro… (sim quem estava lá desde o começo continua apurando ganhos expressivos na casa de 82%).

Você vai me dizer que meu argumento é inválido, que se estivesse exposto e o mercado fosse para baixo você teria perdido dinheiro. Verdade, mas aí entra a grande assimetria vista em ações, criptomoedas e outros ativos.

Sua perda está limitada ao valor do seu investimento, mas seus ganhos são ilimitados, o céu é o limite (lembre que o Bitcoin era negociado a CENTAVOS a menos de 10 anos atrás).

Investimentos são como ondas e o único jeito de surfar uma onda é estar no mar antes que ela arrebente. Da praia você vai ver o seu colega surfando, não você.

Pare de adiar suas decisões financeiras. Feche a conta que custa tarifa cara, cancele aquela assinatura que você não usa, troque aquele CDB que o gerente do banco te empurrou por um investimento melhor, pare de pagar aquela anuidade do segundo cartão que você não usa.

É hora de colocar sua casa em ordem e ajustar seus investimentos. Não espere pela hora certa, a “hora certa” é agora, é hora de sair da inércia.

Que tal um pouco de ouro, tesouro direto ou debêntures incentivadas? O segredo da construção de patrimônio está na diversificação!

Nessa faxina, convido você a pegar uma pequena porção do seus investimentos e venha para o mar da criptomoeda, boas ondas parecem estar se formando no longo prazo. Não seja, de novo, apenas mais um espectador.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin