
Reichtag – Parlamento Alemão em Berlim
Olá, eu sou Felipe Benghi e vou falar aqui sobre a tecnologia por trás das moedas digitais e suas diferentes aplicações.
O objetivo dessa primeira newsletter é diferenciar dois termos que muitas vezes são confundidos.
Bitcoin não é blockchain e blockchain não é Bitcoin.
Blockchain é a tecnologia por trás do Bitcoin e das outras moedas digitais. Ela funciona como uma lista crescente de registros que não permite a mudança de dados do passado. Apesar do blockchain como conhecemos hoje ter surgido com o Bitcoin, as aplicações vão muito além de finanças.
Por exemplo, a alguns anos atrás em uma visita ao parlamento alemão descobri que lá os discursos são registrados todos a mão: enquanto um parlamentar fala, escrivães se revezam na tarefa de anotar a mensagem e, em seguida, os documentos são selados. Resumindo, os alemães não confiam em registros digitais para armazenar coisas importantes.
Mais para frente pretendo explicar melhor o que é esse tal de blockchain e discutir as aplicações que vão além de moedas digitais, mas o importante agora é saber que ele garante segurança e auditabilidade para o mundo digital. Ou seja, no futuro os alemães poderão recorrer ao blockchain para armazenar o discurso de seus parlamentares sem a preocupação com fraudes.
Você consegue imaginar as conseqüências da aplicação do blockchain em um mundo cada vez mais digital? Já existem projetos para odômetros, passaporte/identificação pessoal, certificação de documentos, jogos de azar e muito mais. Bitcoin e moedas digitais são somente a aplicação mais óbvia para essa tecnologia.