No final de março, o fundador da empresa Terraform Labs e antigo responsável pelas criptomoedas Terra e LunaUSD foi preso ao tentar entrar em Montenegro. De Kwon, que enfrenta acusações de fraude nos Estados Unidos e na Coréia do Sul, viu seu império acabar depois que o blockchain que geria colapsar e gerar um prejuízo de mais de USD 40 bilhões.

Imediatamente depois da prisão, as redes sociais foram tomadas por rumores de que um dispositivo que funciona como uma Carteira para Criptomoedas (Trezor) havia sido encontrado dentro do corpo de De Kwon:

Estes dispositivos se parecem com pen-drives, mas apesar do que o nome sugere, não armazenam diretamente criptomoedas. Na verdade, eles guardam os pares de chave de criptografia utilizadas nas transações. Como cada par de chave têm 64 caracteres e conteúdo aleatório (ninguém pode escolher a sequência), fica bem difícil de memorizar.

Para que não se tenha que decorar estas chaves e se tenha a conveniência de realizar transações online com segurança, existem dispositivos físicos (como o equipamento supostamente escondido por De Kwon). Estes aparelhos são que chamados de Carteiras de Criptomoedas Físicas (Hardware Wallet).

O mais legal sobre estes aparelhos é que, além de garantirem a segurança e praticidade nas transações, também possuem um sistema de recuperação de chaves que funciona entre marcas diferentes. Isto significa que se você perder uma Carteira da marca Trezor (a mesma marca usada por De Kwon), pode recuperar as chaves de criptografia usando um dispositivo da marca Ledger. Isso é possível porque os fabricantes seguem um mesmo padrão chamado BIP39. Este padrão utiliza uma sequência de 24 palavras em inglês escolhidas a partir de uma lista fixa de 2048 palavras.

Então, o rumor de que De Kwon escondeu o aparelho no seu corpo para cruzar a fronteira é muito provavelmente fake news. Isto porque existem jeitos muito mais seguros e convenientes de passar despercebido pelo Raio-X. De Kwon poderia, por exemplo, ter misturado sua sequência de 24 palavras secretas um em texto qualquer. Após passar pela inspeção, compraria uma Carteira de qualquer marca (Trezor, Ledget etc) e teria recuperado seu acesso às criptomoedas. De Kwon, por todo o histórico na área de criptomoedas, com certeza sabe dessas opções e, agora, você sabe também.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin