A inércia é um princípio da física, tão importante que foi nomeado como lei. Inércia é uma propriedade a que todos os corpos estão submetidos em que tendem a resistir a uma mudança de comportamento se nenhuma força externa for aplicada sobre o corpo. Corpos parados tendem a ficar parados. Corpos em movimento retilíneo uniforme tendem a manter-se em movimento. Muitas vezes é difícil retirar um corpo da sua inércia, sendo necessário uma aplicação de força considerável.

Em minha humilde opinião, o mundo dos investimentos e gestão patrimonial nunca sofreu a ação de tantas forças de grande magnitude como as que vivemos hoje, isso pelo menos desde a fundação da HashInvest ou mesmo da invenção do Bitcoin.

Se as forças estiverem na mesma direção, porém em sentidos opostos, as forças se anularão se forem da mesma magnitude mantendo assim o corpo em sua inércia. O mundo dos investimentos tradicionais normalmente usou dessa máxima para fazer singelos movimentos… carregue mais em renda variável ou fuja para a renda fixa… Mas os próprios especialistas em suas múltiplas facetas, sejam gerentes de bancos, corretoras ou assessores de agentes autônomos de investimentos, estão presos e travados na sua inércia particular (aquela que confere lucro).

Não estou pregando apocalipse e nem torcendo por ele. Apenas alertando para que cada um possa ter a consciência de avaliar se os seus movimentos na gestão dos seus investimentos estão resistindo ao máximo para se manterem no estado que estão (inércia) ou se estão de fato considerando as forças que estão atuando no momento. A resultante dessa força no futuro é um exercício de probabilidades, entretanto ignorar essas forças certamente não é o melhor caminho para se aproximar da resultante.

As finanças tradicionais estão expostas, simultaneamente, aos desgovernos, tensões geopolíticas envolvendo grandes países e uma possível crise financeira internacional se a corrida aos bancos for intensificada.

Em 2023 seguimos sem direção no Brasil. Um governo que segue desgovernando. Novo regime fiscal? Onde? Seguimos com as intriguinhas como norte, seja entre Lira e Pacheco, Lula e Banco Central, Lula e Bolsonaro… Em 2023 bancos já quebraram. O todo poderoso Credit Suisse naufragou. A tensão envolvendo Rússia, OTAN, China só piora…. e o melhor conselho que um “advisor” pode dar é “concentre na renda fixa atrelado ao IPCA?”.

Em outras palavras, permita-se levantar os olhos e enxergar um pouquinho do que está acontecendo e tire suas conclusões do que pode vir a acontecer. Se prepare de acordo… tudo são probabilidades…

Na minha forma de ver, não ter Bitcoin na carteira é uma insanidade, ao menos para quem tem uma carteira. Saia da inércia, antes que te tirem dela abruptamente de forma dolorosa. Boa sorte a todos nós.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin