Acabou o carnaval! Para alguns o ano começa agora, para outros o ano já começou e pegando fogo. Uma das obrigações mais chatas e inevitáveis do ano vem a reboque: declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física.

Esse ano o prazo para declaração começará em 15 de março e terminará em 31 de maio. Apesar do prazo mais elástico desde o princípio, as empresas, bancos e afins tem a obrigação de disponibilizar aos seus clientes e funcionários os informes de rendimentos até o dia 28 de fevereiro.

Na HashInvest, não enquadramos nessa obrigação, mas salientamos a importância do correto preenchimento da declaração para evitar a malha fina. Nesse sentido, deixamos disponível para todos os nossos clientes um relatório auxiliar para a declaração do imposto de renda referente às operações e patrimônio digital geridos ou custodiados pela HashInvest. Desde o primeiro dia do ano, o relatório auxiliar está disponível na área logada conforme os padrões e orientações da receita federal do ano anterior. Caso a receita apareça com novidades, como costuma acontecer, os relatórios auxiliares de todos os clientes serão ajustados ao novo padrão da forma mais ágil possível.

Clientes da HashInvest, além de contar com os melhores produtos disponíveis no mercado de Bitcoin e Criptomoedas do Brasil, tem toda a assessoria para evitar dores de cabeça com a receita federal. Mas a responsabilidade é de cada um…

Governos em geral seguem pensando em maneiras de monitorar e controlar o patrimônio dos seus cidadãos. Nós acabamos nos acostumando e achando normal a tal retenção na fonte. Seja em salários, come cotas ou aplicações financeiras. Primeiro pagamos, depois vamos ver se era correta (segundo as regras dos próprios governos) a cobrança. Sim, ainda ficamos felizes quando somos agraciados com uma restituição (que não passa de cobrança indevida pelas próprias regras impostas pelo governo). As diferenças, nem tão sutis, aparecem quando questionamos aquilo que já estamos acostumados. No Bitcoin tem não retenção na fonte. No Bitcoin não tem congelamento de cold wallet (carteiras off line). O Bitcoin não segue as regras da receita. No Bitcoin a autonomia e decisão estão na mão do indivíduo, bem como a autonomia de assumir seus atos e consequências. Apenas para reflexão!

Bom ano a todos.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin